Feira do campo no Pango Aluquém arrecada mais de nove milhões de Kwanzas

     Economia           
  • Bengo     Sexta, 03 Setembro De 2021    16h14  
Feira do campo no Pango Aluquém
Feira do campo no Pango Aluquém
Mario Francisco

Caxito – Nove milhões e 600 mil Kwanzas é o volume de negócios gerado na segunda edição da Feira do Campo, no município do Pango Aluquém, província do Bengo, contra três milhões do evento anterior.

Este volume de negócios foi registado devido à grande afluência de  visitantes, feirantes e pequenos negociantes,  bem como da diversidade de produtos expostos.

No evento, foram comercializadas 23 toneladas de produtos diversos, entre os quais a mandioca, a banana, a batata-doce, o maracujá, o milho, o abacate, o ananás, a croeira, a beringela, o tomate, o repolho, a pimenta, a cenoura, a cana-de-açúcar, o mamão, o gergelim e  inhame.

Durante dois dias, 80 expositores locais exibiram as suas potencialidades no ramo agrícola, proporcionando uma oportunidade para compradores e vendedores realizarem negócios imediatos e perspectivar parcerias futuras.

A 2ª edição da feira foi realizada no âmbito das comemorações dos 50 anos do município (1 de Setembro) e decorreu sob o lema “Pango Aluquém com produção local, rumo ao crescimento”.

A exposição de produtos do campo enquadra-se no Projecto Integrado do Comércio Rural, que visa a criação de condições para o equilíbrio entre a procura e a oferta, aproximando os produtores dos comerciantes.

Fundado a 1 de Setembro de 1971, Pango Aluquém passou  de Posto Administrativo para Concelho Administrativo devido o seu potencial em termos de produção cafeícola.

Em Abril de 1980 passou a integrar a província do Bengo.

O município tem duas comunas (Sede e Cazuangongo) e dista 110 quilómetros a leste da cidade de Caxito, capital da província. A sua população é estimada em oito mil e 755 habitantes, maioritariamente camponesa.

 





+