Feira ÉME mostra as potencialidades económicas do Huambo

     Economia           
  • Huambo     Sexta, 09 Dezembro De 2022    19h35  
Feira das potencialidades (ilustração)
Feira das potencialidades (ilustração)
Bráulio Pedro - Angop

Huambo – As potencialidades economias da província do Huambo, sobretudo, de produção de bens e serviços, estão desde hoje, sexta-feira, em demonstração na primeira edição da feira ÉME, numa iniciativa do Secretariado Provincial do MPLA.

Com a duração de dois dias, o evento, que decorre no pavilhão multiusos Osvaldo Serra Van-Dúnem, na cidade do Huambo, foi aberto pela primeira secretária provincial, Lotti Nolika, no âmbito das festividades do 66º aniversário da fundação do MPLA, que se comemora a 10 de Dezembro, sob lema “MPLA- a força do povo”.

Trata-se de 105 feirantes, nomeadamente 52 cooperativas agrícolas, 30 artistas plásticos, quatro clínicas de medicina natural e uma convencional, dois produtores de plantas e 16 produtores de bens e serviço.

Na ocasião, a primeira secretária do MPLA na província do Huambo, Lotti Nolika, disse que o partido sempre trabalhou com as associações desportivas, académicas, culturais e recreativas nacionais, que pela sua pertinência acrescentam valores à sociedade.

Recordou que as feiras do partido, nos tempos passados, entre 1970 e 1980, constituíam o ponto mais alto das festividades do MPLA, que congregava momentos de reflexão, de manifestação de artes e culturas, tais como dança, músicas, canções, teatros, artesanato, pintura, moda, produção agrícola exposição fotográfica e matérias de propaganda política.

A dirigente fez saber que a feira visa galvanizar o partido e permitir a sua inserção na sociedade, para além de serrar fileiras entorno do Presidente João Lourenço, com a demonstração das valências agrícolas, gastronómicas, artísticas, académicas e outras desta região do Planalto Central de Angola.

MPLA reitera compromisso com o desenvolvimento nacional

Por sua vez, o coordenador adjunto do Grupo de Acompanhamento do Bureau Político do MPLA à província do Huambo, Mariano Machado, reiterou o compromisso do partido com o desenvolvimento nacional, tendo em conta as características de cada região do país.

O partidário, que falava no município do Longonjo, no corredor Oeste da província do Huambo, o político disse que o partido tem na agenda um plano de desenvolvimento nacional para todas as províncias do país, que será implementado, dentro de dias, com a materialização de todas as promessas eleitorais de 24 de Agosto último.

Exortou ao trabalho e a dedicação dos militantes para que o partido esteja, fortemente, implantado em todas as comunas e aldeias do país, com palestras e seminários, dado a necessidade do bem-estar comum.

No Longonjo, o partidário visitou diversas obras sociais enquadrado nas acções do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM) e do programa de combate à pobreza.

As jornadas comemorativas do 66º aniversário da fundação do MPLA, abertas segunda-feira, contemplam, entre outras actividade, a avaliação do grau de execução física e financeira de diversas infra-estruturas sociais em construção nos municípios do Ecunha, Longonjo e Ucuma, interacção com os militantes, café de ideais e visita à maternidade do hospital Geral do Huambo.  

De acordo com os resultados definitivos das eleições de 24 de Agosto último, divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), o MPLA obteve, no círculo provincial do Huambo, 308 mil 731 votos, elegendo três deputados, de um total de 561 eleitores, dos um milhão 103 mil 685 previstos.

 

 





+