Feira Internacional de Benguela com mais de 200 expositores confirmados

     Economia           
  • Benguela     Quarta, 03 Maio De 2023    11h09  
1 / 2
Uma das avenidas do centro da cidade de Benguela
Uma das avenidas do centro da cidade de Benguela
Tarcísio Vilela
2 / 2
Novo visual da Praia Morena, na cidade de Benguela.
Novo visual da Praia Morena, na cidade de Benguela.
Carlos Benedito-ANGOP

Benguela – Duzentos e vinte expositores confirmaram já a sua participação na Feira Internacional de Benguela, a realizar-se este mês, no Estádio nacional de Ombaka, na sequência dos 406 anos desta cidade, apurou a ANGOP.

Falando em conferência de imprensa, o vice-governador para a área técnica e infra-estruturas, Adilson Gonçalves, anunciou que o Governo Provincial fez coincidir o evento com um fórum entre Angola e a União Europeia, a realizar-se também em Benguela, para o qual já estão a ser criadas as condições técnicas.

“Os empresários angolanos vão poder ter contacto directo com os seus homólogos europeus, para trocas comerciais e possíveis assinaturas de acordos de parcerias”, considerou o vice-governador.

Na qualidade de coordenador das festas da cidade de Benguela, Adilson Gonçalves disse ainda que, no âmbito económico, será feita uma feira de negócios, para caçar talentos e juntar no mesmo espaço artistas que expõem os seus quadros e peças esculpidas nas ruas.

A feira do gado, também conhecida por "Mercadão", será outra actividade de destaque, já que estarão presentes empresários namibianos e zambianos do agro-negócio.

Por outro lado, está previsto também um projecto denominado "Carrinho das mamãs", promovido pela empresa Refriango, segundo o qual as feirantes do sector informal vão receber formação sobre gestão financeira, poupança de valores, entre outros, no sentido de receberem conhecimentos para transitarem para o mercado formal.

Movimento cultural

O mês de Maio, na cidade de Benguela, será preenchido com intenso movimento cultural, com destaque para músicos renomados como Matias Damásio, Yola Semedo e Anselmo Ralph.

Estarão também presentes músicos locais que estão a despontar, com a oportunidade de mostrarem o seu talento diariamente, principalmente nos espaços ao ar livre.

Segundo o coordenador, todas as quartas-feiras do mês estarão reservadas para os fazedores de teatro.

A nível de humoristas, foram convidados os artistas Calado Show, Kotingo e Bebão Cambaio, todos com experiência reconhecida no mercado nacional.

Actividades desportistas 

Corridas de karting, motorizadas e carros vão animar as festas da cidade de Benguela.

De acordo com a programação das actividades, haverá ainda torneios de futsal, de futebol de praia e futebol 11 inter-bairros, que culminarão com uma final no dia 17 de Maio.

"Teremos também corrida de cavalos, torneio de tiro aos pratos e o Rally Baia-Azul", afirmou Adilson Gonçalves.

Questionado sobre a organização do evento, garantiu que as ruas interditadas no âmbito das obras emergenciais do Governo não vão criar constrangimentos aos visitantes, principalmente os que virão de outras províncias, porque haverá orientação neste sentido.

Quanto à segurança, será garantida pelas forças policiais e algumas empresas do ramo, contratadas  para o efeito.

A administradora municipal de Benguela, Paula Marisa, que coadjuva o coordenador, afirmou que as actividades vão se estender a todas comunidades da cidade e, para isso, foram incluídas algumas ações sociais, como por exemplo a plantação de árvores.

Um pouco de história

A fundação efectiva de Benguela viria a ocorrer com uma expedição liderada por Manuel Cerveira Pereira, capitão-general de Angola, que partiu de Luanda em 11 de Abril de 1617, à frente de uma frota naval composta por 130 homens. A expedição rumou para sul, ao longo da costa, até à Baía das Vacas (ou Baía de Santo António), que alcançou em 17 de Maio do mesmo ano.   

Na baía fundou-se uma fortaleza que posteriormente receberia o nome de Forte de São Filipe de Benguela, que foi o núcleo base da povoação que se tornaria de imediato a capital do novo domínio português ao sul de Angola, a Capitania de Benguela, nome conservado entre 1617 e 1779, quando foi substituída pelo Distrito de Benguela.

Inicialmente a localidade surgiu ao redor do forte e  ganhou o nome de Ombaka, até que, após a celebração do tratado de amizade e comércio entre Portugal e o Reino de Benguela, passou-se a chamar de Benguela.

O município de Benguela tem uma extensão territorial de dois mil e cem quilómetros quadrados. É o mais populoso da província e projecções populacionais de 2018 apontam para 623 mil e 777 habitantes. TC/CRB

 

 

 

 





+