Pecuaristas promovem feira de frescos na Huíla

     Economia           
  • Huíla     Sexta, 17 Novembro De 2023    09h11  
Frescos no talho da Mumba, no Lubango
Frescos no talho da Mumba, no Lubango
Amélia Oliveira - ANGOP

Lubango – Mais de 30 expositores entre produtores agrícolas e pecuaristas das províncias da Huíla, do Cunene e do Namibe, expõem, de sete a nove de Dezembro próximo, no Complexo da Senhora do Monte, na cidade do Lubango da “Kitanda de Frescos”, uma feira de exposição de animais e derivados destes.

Trata-se da primeira edição de um certame que tem à testa a Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), em parceria com a Federação Nacional das Cooperativas e Pecuária de Angola (FENCPA), no âmbito da quadra festiva, cujo volume de negócios estima-se que atinja os 85 milhões, 750 mil kwanzas.

Em declarações hoje, sexta-feira, à ANGOP, no Lubango, o director comercial da CCGSA, no Lubango, Lutero Campos, afirmou que a feira vai ainda trazer sete toneladas de cereais, tubérculos e hortícolas.

Uma outra prioridade da exposição, segundo a fonte, é a venda de bois, cabritos, ovelhas, galinhas e patos, peixe, assim como carnes, manteiga, leite, queijo, entre vários produtos derivados.

Fez saber que as inscrições para o efeito decorrem até 06 de Dezembro, de modos a permitir que haja um número considerável de produtores agrícolas e pecuaristas a participar e a expor as potencialidades afins.

“A realização desta feira contribuirá, também, aos compradores deslocarem-se a este recinto e encontrarem aí a oportunidade de negócios, tendo em conta que se aproxima a quadra festiva”, disse.

É um evento inédito e que terá como palco o pavilhão de exposições da Expo/Huíla, no complexo turístico e desportivo da Senhora do Monte. JT/MS





+