FGC emite 218 garantias de crédito em 2023

     Economia           
  • Bengo     Quinta, 29 Fevereiro De 2024    15h43  
Dístico do Fundo de Garantia de Crédito
Dístico do Fundo de Garantia de Crédito
Cedida

Caxito – Duzentas e dezoito garantias, num valor que ronda cerca de 180 mil milhões de Kwanzas, foram emitidas em 2023 no país, pelo Fundo de Garantia de Crédito (FGC), no quadro do extinto Angola Investe.

De acordo com o administrador para a Área de Negócios do FGC, Eduardo Mohamed, esse valor representa um crescimento na ordem de 80 por cento comparativamente ao ano de 2022.

As garantias de crédito são um instrumento financeiro que facilita o acesso ao crédito bancário, através das quais o fundo assume o compromisso de pagar a dívida das Micro, Pequenas e Médias Empresas em caso de incumprimento.

Quando o FGC paga uma garantia accionada pelo banco, a dívida do cliente passa a pertencer ao fundo que tratará de recuperar a mesma, esclareceu.

Enquanto ente público, o fundo está a criar condições objectivas para assegurar a participação dos empresários do Bengo na diversificação da economia por meio da emissão de garantias públicas para o sector produtivo.

Na província do Bengo o fundo concedeu 56 garantias, num financiamento de mais de 16 mil milhões de Kwanzas, a micro, pequenas e médias empresas dos sectores da agricultura, pecuária, pescas e indústria transformadora.

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) é uma Instituição Financeira não bancária, criada em 2012, por Decreto Presidencial dada a necessidade da existência de uma entidade que facilitasse o acesso ao crédito às empresas e empresários que não conseguiam aceder ao sistema financeiro por falta de garantias.

Tem a missão de promover o acesso ao financiamento de  MPME angolanas com projectos viáveis e apoiar no desenvolvimento e consolidação do sistema nacional de garantias, contribuindo para o desenvolvimento e diversificação económica de Angola. CJ/IF





+