FGC focado no aumento de emissão de garantia

     Economia           
  • Huambo     Sexta, 01 Março De 2024    19h20  
Dístico do Fundo de Garantia de Crédito
Dístico do Fundo de Garantia de Crédito
Cedida

Huambo – Pelo menos 150 processos de garantia para as empresas habilitarem-se aos créditos bancários na região Centro do país, podem ser emitidos, este ano, pelo Fundo de Garantia de Crédito (FGC), de modo a contribuírem no desenvolvimento.

A informação foi prestada, sexta-feira, à ANGOP, pelo director regional do FGC, Maisa Bumba, ao referir que a iniciativa prevê reverter o actual quadro da região Centro do país, consubstanciado no acesso ao financiamento das empresas, por via dos programas económicos do Governo angolano.

Para tal, disse contarem com um novo produto que é “Linhas de Apoio de Projectos Sustentáveis”, em que as micros e pequenas empresas, cooperativas e empresários individuais, podem aderir por via de uma solicitação a um banco comercial, com acordos já celebrados, sendo que a instituição actua como avalista.

Adiantou que os bancos comerciais BCA, Crédito do Sul, Caixa Angola, Atlântico e o Yetu já estabeleceram memorando de entendimento, com o Fundo de Garantia de Crédito, para as linhas de crédito ao apoio à produção local e o fomento da agricultura, pecuária, pesca e indústria transformadora, com vista a redução das importações.

Maisa Bumba deu a conhecer que, de 2012 à presente data, o Fundo de Garantia de Crédito (FGC) emitiu 910 garantias, ao nível do país, 26 dos quais destinado à província do Huambo, com um financiamento de 10 mil milhões de Kwanzas, cifra que considerou muito aquém da demanda.

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) é uma Instituição Financeira não bancária, criada em 2012, por Decreto Presidencial 78/12 de 04 de Maio, dada a necessidade da existência de uma entidade que facilitasse o acesso ao crédito às empresas e empresários que não conseguiam aceder ao sistema financeiro por falta de garantias.

Tem a missão de promover o acesso ao financiamento de  empresas  angolano com projectos viáveis e apoiar no desenvolvimento e consolidação do sistema nacional de garantias, contribuindo para o desenvolvimento e diversificação económica de Angola. MLV/JSV/ALH





+