FITITEL/2023: Cursos gratuitos marcam primeiro dia da feira

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 07 Setembro De 2023    23h09  
Curso de reparação de computador
Curso de reparação de computador
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda – A adesão de 64 pessoas, entre alunos e singulares, aos mini cursos gratuitos de “Reparação de Computadores”, “Criação e edição de vídeos” e “Introdução à gestão espacial” foi um dos principais assuntos que dominou o primeiro dia da Feira de Inovação Tecnológica do ITEL (FITITEL/2023), aberta hoje, em Luanda.

Com duração de três dias, a acção formativa também contempla os cursos de “Criação de aplicativos C Sharp”, “Design gráfico”, “Adobe photoshop”, “CCTV com fibra óptica”, “Projectos de redes ópticas”, “Reparação de computadores”, “Fusão de fibras ópticas”, “Links de microondas”, entre outras especialidades.

Segundo o professor do Instituto de Telecomunicações de Luanda (ITEL), Bráulio Vicente, as respectivas formações têm uma carga horária de três horas, com a ministração de aulas teóricas e práticas de forma intensiva.

Em exclusivo à ANGOP, o docente referiu que o primeiro dia ficou marcado pela interacção satisfatória entre formandos e formadores, com destaque para alguns alunos que demonstraram valências nos cursos ministrados.

A par das sessões de formação, a abertura da FITITEL/2023 ficou, igualmente, marcado pela afluência de centenas de visitantes, com realce para os estudantes do primeiro ano no ITEL, que demonstram curiosidade em colher experiências e conhecer ao detalhe os mais de 40 projectos expostos na feira e desenvolvidos por finalistas e ex-estudantes deste instituto.

Entre as inovações patentes na feira, o destaque recaiu para o sistema de controlo de mototaxista, uma ferramenta tecnológica que possibilita o funcionamento da motorizada apenas com uso do capacete, para além de ajudar na localização do motociclo.

Além disso, foi também “caixa alta” a exposição do sistema para monitorizar os doentes cardiorrespiratórios e hipertensos.

O dia reservou ainda espaço para uma mesa redonda sobre "Inovação tecnológica e segurança nacional - Desafios e oportunidades",  onde os participantes reflectiram em torno do uso da tecnologia no sector de tráfego e mobilidade, como forma de reduzir a sinistralidade rodoviária no país.

Adicionalmente, os feirantes participaram também de uma palestra sobre "Tecnologias imersivas e metaverso", ferramentas tecnológicas que ajudam as pessoas em vários sectores como da educação e saúde.

O corte da fita do certame coube ao secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, que também proferiu o discurso de abertura, tendo considerado a FITITEL como uma oportunidade de emprego e criação de negócios.

Sob o lema "Inovação tecnológica ao serviço da segurança rodoviária", a feira visa, essencialmente, mostrar as valências e competências que os alunos adquiriram durante os quatro anos de formação, apresentando soluções que resolvam problemas das empresas e sociais.

Promovido pelo Instituto de Telecomunicações de Luanda, com apoio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), o evento decorre de 7 a 9 deste mês, nas instalações do ITEL, sendo esperados mais de quatro mil visitantes, que poderão ter a oportunidade de assistir 10 palestras, a ser ministradas por 20 especialistas nacionais.  ANM/QCB/BA

 

 



Tags



+