FITITEL/2023 serve de oportunidade para fomento do emprego - secretário de Estado

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 07 Setembro De 2023    15h12  
Feira de inovação tecnológica do ITEL
Feira de inovação tecnológica do ITEL
Domingos Cardoso-ANGOP

Luanda - O secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, considerou, esta quinta-feira, a Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações de Luanda (FITITEL/2023) como um evento propício para o fomento de oportunidades de emprego e criação de negócios, para além da exposição de projectos inovadores.

Ao discursar na abertura da 14.ª edição desse evento, o dirigente acrescentou que a feira também representa um momento de celebração tecnológica e um compromisso renovado com o futuro de Angola, servindo como um veículo para garantir soluções sustentáveis, seguras e prósperas.

Referiu ainda ser uma ocasião relevante para testemunhar o poder transformador da educação, com particular realce para a inovação tecnológica, uma vez que o ITEL tem sabido honrar a sua marca, baseada na exigência do percurso de formação académica e no incentivo que tem dado à inovação tecnológica em Angola.

"A FITITEL não é uma mera feira de exposição de projectos, mas um sinal bastante significativo da nossa determinação em relação à formação e à inovação tecnológica", destacou.

Quanto aos avanços na área tecnológica, Gildo Matias sublinhou que tem sido notável a expansão das redes de telecomunicações até a digitalização de serviços públicos considerados essenciais, facto que tem impactado de forma significativa e directa na vida dos cidadãos, trazendo mais acessibilidade, eficiência e segurança.

O secretário de Estado reconheceu os esforços dos vários parceiros empresariais que estão disponíveis em apoiar o ITEL e os projectos com potencial de inovação e concretização, com vista a resolução de problemas sociais.

Aos novos alunos do Instituto de Telecomunicações de Luanda, o secretário de Estado apelou para considerarem o futuro como uma "tela em branco", sendo a tecnologia a "paleta de cores" de inovação e criação de soluções tecnológicas.

Por sua vez, o director-geral do ITEL, Cláudio Gonçalves referiu que o evento promove o espírito de inovação, uma vez a apresentação de 40 projectos concebidos por alunos finalistas da instituição evidenciam a dedicação, criatividade e conhecimento técnico dos jovens formandos.

Sublinha que a feira de inovação tecnológica demonstra um ciclo completo da educação, inovação e na preparação de estudantes para enfrentarem os desafios tecnológicos complexos.

Sob o lema "Inovação tecnológica ao serviço da segurança rodoviária", a FITITEL/2023 visa, essencialmente, mostrar as valências e competências que os alunos adquiriram durante os quatro anos de formação, apresentando soluções que resolvam problemas das empresas e sociais.

Promovido pelo Instituto de Telecomunicações de Luanda (ITL), com apoio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), o evento decorre de 7 a 9 deste mês, nas instalações do ITEL, sendo esperados mais de quatro mil visitantes, que poderão ter a oportunidade de assistir 10 palestras, a ser ministradas por 20 especialistas nacionais. ANM/QCB/BA



Tags



+