FITITEL/2023: Sistema para monitorização de hipertensos destaca-se na feira de inovação

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 07 Setembro De 2023    17h33  
1 / 2
Logotípo da FITITEL
Logotípo da FITITEL
Domingos Cardoso - ANGOP
2 / 2
Stand sobre a saúde pública
Stand sobre a saúde pública
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - Um sistema para monitorizar os doentes cardiorrespiratórios e hipertensos está entre os destaques dos mais de 40 projectos expostos na 14ª edição da Feira de Inovação Tecnológica denominada FITITEL/2023, aberta esta quinta-feira, na capital do país.

Trata-se de um projecto denominado "Tecnologia de Monitoramento de Saúde", desenvolvido por duas alunas do curso de Electrónica e Telecomunicações do ITEL, nomeadamente Cristiana Cangundo e Antónia Vicente, que obtiveram 18 valores no final de quatro anos de formação.

Segundo as técnicas médias, o funcionamento desse sistema começa com a colocação do dedo da pessoa na "maquete web", que faz a leitura dos níveis de tensão, oxigénio no sangue e a frequência cardíaca, através da interpretação tecnológica.

Caso os níveis estejam alterados, a partir da Tecnologia de Monitoramento de Saúde é accionada a unidade sanitária mais próxima para socorrer o paciente, asseguram as especialistas.

De acordo com Cristiana Cangundo, uma das criadoras do sistema, essa tecnologia pode ser usada nos hospitais ou em casa, para controlar os doentes ao domicílio e chamar por ajuda, caso seja necessário.

Com isso, augurou que o surgimento desse sistema possa ajudar os cidadãos a diagnosticarem o estado de saúde de forma preventiva.

A par da tecnologia para saúde, está também patente na feira o "Sistema de Monitoramento de Ultrapassagem de Viatura", desenvolvido por um grupo de dois alunos do curso de Electrónica e Telecomunicações, com vista a prevenir a sinistralidade rodoviária, que tem sido a segunda causa de milhares de morte em Angola, a seguir à malária.

Segundo o estudante Alfredo Augusto, um dos integrantes do grupo, essa inovação possui uma tecnologia de comunicação sem fio de longo alcance, que permite a detecção de objectos e medição da distância, emitindo uma onda sonora de aviso ao condutor, para saber a posição exacta dos obstáculos à volta da viatura.

Um outro projecto que também se desponta na FITITEL é o desenvolvimento de uma escola de condução virtual, que fornece uma experiência de condução de um veículo automóvel de forma virtual, tendo em observância o código de estrada e as técnicas de condução.

Conforme o estudante finalista do curso de Multimédia Joaquim Balanganga, essa iniciativa tem três simulações, designadamente o estacionamento, rotunda e inversão de marcha, possibilitando aulas teóricas e práticas, para facilitar o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Entre os mais de 40 projectos expostos na feira, destaca-se também o sistema de controlo de mototaxista, uma ferramenta tecnológica que possibilita o funcionamento da motorizada apenas com uso do capacete, para além de ajudar na localização do motociclo.

Sob o lema "Inovação tecnológica ao serviço da segurança rodoviária", a FITITEL/2023 visa, essencialmente, mostrar as valências e competências que os alunos adquiriram durante os quatro anos de formação, apresentando soluções que resolvam problemas das empresas e sociais.

Promovido pelo Instituto de Telecomunicações de Luanda, com apoio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), o evento decorre de 7 a 9 deste mês, nas instalações do ITEL, sendo esperados mais de quatro mil visitantes, que poderão ter a oportunidade de assistir 10 palestras, a ser ministradas por 20 especialistas nacionais.

O evento também está a ser marcado com a ministração de mini cursos gratuitos de “Criação e edição de vídeos – Adobe Premiere”, “Design gráfico”, “Adobe photoshop”, “CCTV com fibra óptica”, “Projectos de redes ópticas”, “Reparação de computadores”, “Fusão de fibras ópticas”, “Links de microondas”, entre outras formações tecnológicas. HDC/ANM/QCB/BA

         



Tags



+