Formação de agentes de campo para recenseamento agropecuário

     Economia           
  • Luanda     Sábado, 20 Fevereiro De 2021    21h30  

Luanda - Cento e seis técnicos, entre agentes de campo, informáticos e cartógrafos das províncias de Luanda, Bengo e Zaire, participam desde hoje, sábado, numa acção formativa, destinada a melhorar o recenseamento agropecuário e Pesca (RAPP) nas respectivas localidades.

A formação, a decorrer durante 11 dias, está em curso na Escola Nacional de Formação de Técnica e Serviços Sociais, em Cacuaco, contando com a participação de 42 agentes de Luanda, 27 do Bengo e 37 da província do Zaire.

Na sessão de abertura, o coordenador do RAPP em Luanda, Vladimir Catinda, informou que os formandos vão aperfeiçoar os métodos de obtenção de dados viáveis e com qualidade, sobre o número de agentes agropecuários e pescadores.

Indicou que a formação vai permitir superar a actual dificuldade, que consiste na falta de informação precisa sobre o número de agentes agropecuários e pescadores, o que produzem e onde produzem, como vendem e quais os acessos para chegar às fazendas.

Pretende-se igualmente, adiantou, que os empresários deste ramo abram as portas aos técnicos e disponibilizem os dados a serem solicitados, com vista a uma melhor planificação.

Durante os 11 dias, os agentes de campo, informáticos e cartógrafos vão abordar temas ligados a "Prática de medição de parcela", "Simulação de entrevista no tablet", "Técnicas de entrevista", entre outros.

O projecto de Recenseamento Agropecuária e Pesca teve início em 2017, na comuna da Funda, em Luanda, com o lançamento do pré-teste, porém por dificuldades financeiras, apenas em 2018 foi realizado o "censo piloto".





Notícias de Interesse

+