Fórum RNA-BIC aborda impacto da construção de plataformas logísticas

     Economia           
  • Huambo     Terça, 09 Abril De 2024    09h33  
Maquete da Plataforma Logística da Caála
Maquete da Plataforma Logística da Caála
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – O impacto da construção de plataformas logísticas ao longo do Corredor do Lobito no desenvolvimento social e económico da região constitui o tema dominante do IV Fórum RNA-BIC, a decorrer na próxima sexta-feira (12), na cidade do Huambo.

Uma nota da imprensa da Direcção de Intercâmbio e Relações Institucionais do grupo Rádio Nacional de Angola chegada, esta terça-feira, à ANGOP, refere que o evento, a decorrer sob o lema “Agro-indústria”, terá lugar no auditório do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR).

Em dois painéis, lê-se, os participantes deverão abordar, igualmente, temáticas ligadas à Indústria transformadora de alimentos e o crescimento económico, o Papel da banca e o apoio as iniciativas empresarias, as Estratégias do Governo no fomento da produção do trigo e o Impacto da produção em grande escala de cereais e grãos no Bié.

A iniciativa conjunta do grupo Rádio Nacional de Angola (RNA) e o Banco Internacional de Crédito (BIC) prevê contar com a participação entidades públicas e privadas, bem como de outras instituições e especialistas nacionais do sector produtivo.

O documento indica que o IV fórum se enquadra numa parceria estratégica entre as duas instituições, preocupadas com o desenvolvimento económico de Angola, para a diversificação da economia.

O III fórum RNA-BIC decorreu a 7 de Dezembro de 2023, na cidade ferroportuária do Lobito, província de Benguela.

Plataforma Logística da Caála

De lembrar que a primeira pedra para a construção da Plataforma Logística da Caála, província do Huambo, foi lançada a 9 de Dezembro de 2023, para poder movimentar, a partir de 2025, mais de 300 mil toneladas de mercadorias de importação e exportação.

A infra-estrutura, a ser construída a oito quilómetros a Oeste da Administração do município da Caála, está localizada entre as estradas nacionais 120 e 260, num ponto estratégico ao longo do reabilitado Corredor do Lobito, um terminal ferroviário, que servirá de plataforma intermodal para a região, com a capacidade prevista para comboios até 50 vagões.

Com uma área de 65 hectares, dos quais 15 a serem intervencionados na primeira fase, cuja construção inicia em meados deste ano, o empreendimento contará com silos e armazéns de frios e secos, devendo prestar, também, serviços de contentores e depósitos vazios, assim como de inspecções aduaneiras e fitossanitárias.

No primeiro ano de funcionamento, a infra-estrutura deverá receber, entre 250 mil e 300 mil toneladas de mercadorias, volume que, em dez anos, poderá ascender a perto de 500 mil toneladas, em trânsito pelo Corredor do Lobito, o grande eixo logístico e de transporte que liga o Porto do Lobito à República Democrática do Congo e à Zâmbia, e cuja concessão por 30 anos foi atribuída, em 2022, ao consórcio Trafigura, Vecturis e Mota Engil.

Essencialmente voltada para a área de extracção mineral e agro-pecuária, que representa 76 por cento da actividade económica, a província do Huambo, localizado no Planalto Central de Angola, possui uma população estimada em dois milhões 700 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios e 37 comunas. ALH





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