FRESAN constrói cinco novas veterinárias no Curoca

     Economia           
  • Cunene     Terça, 30 Janeiro De 2024    14h28  
Coordenador adjunto da FRESAN na província do Cunene, Juan Molina
Coordenador adjunto da FRESAN na província do Cunene, Juan Molina
Fabiana Hitalukua-ANGOP

Ondjiva- Cinco novas infra-estruturas hidráulicas e veterinárias serão erguidas no presente ano, no município do Curoca, província do Cunene, no âmbito do projecto de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN).

A empreitadas, financiado pela União Europeia, faz parte de um total de nove projectos a ser implementados no decorrer do I semestre do corrente ano, num valor global de 12 milhões de Euros.

De acordo com o coordenador adjunto do FRESAN Cunene, Juan Molina, os projectos serão implementados nas localidades de Chitado sede, Tapela, Chipa, Waru e Kamue, com objectivo de dar resposta a doenças pecuárias e potenciar as comunidades  rurais.

Em declaração à ANGOP, disse que cada infra-estrutura terá capacidade de apoiar mais de cinco mil cabeças de gado, melhorar a sanidade e o acesso do consumo de água aos animais e humanos.

O objectivo é dar resposta à situação da seca severa e de doença dos efectivos pecuários, com resultados potenciadores de uma melhoria estrutural das condições de transumância do gado ao longo das rotas tradicionais nestas regiões.

Esclareceu que as infra-estruturas, que têm prazo de execução até finais de 2024, estão acopladas por um furo de captação de água subterrânea, reservatórios em betão com capacidade de 25 mil litros cada, manga de vacinação, um tanque bebedouro e outro banheiro, curral de entrada e carregador.

Lançado em 2018, o Fresan tem o valor global de 64 milhões de euros, financiado pela União Europeia, destes  48,6 milhões sob gestão do Instituto Camões.

A iniciativa faz parte de um esforço conjunto da União Europeia, Instituto Camões e o Governo de Angola, para promover a sustentabilidade da agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, sobretudo em comunidades.

O mesmo tem como o objectivo contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional, através do fortalecimento sustentável da agricultura familiar, nas províncias do Cunene, Huíla e Namibe.

Com o prazo de execução até Agosto de 2024, o projecto está a intervir em quatro componentes temáticas como a agricultura familiar sustentável, melhoria da nutrição e acesso à água, reforço institucional e o ensaio clínico/pesquisa sobre desnutrição crónica.FI/LHE/ASS

 





Notícias de Interesse

+