Fundação alemã lança “Prémio Hans Matthofer” de jornalismo económico

     Economia           
  • Luanda     Terça, 24 Agosto De 2021    16h53  
Jornalistas angolanos durante uma conferência de imprensa
Jornalistas angolanos durante uma conferência de imprensa
Domingos Cardoso

Luanda – A Fundação Friedrich Ebert vai atribuir na primavera de 2022, em Berlim, Alemanha, o “Prémio Hans Matthofer” de Jornalismo Económico aos profissionais que lidam com esta temática.

Conforme uma nota de imprensa, a que Angop teve hoje acesso, as candidaturas podem ser entregues até ao dia 15 de Outubro de 2021, sendo que os candidatos devem apresentar em língua alemã e através de colunas, artigos, comentários e reportagens em jornais, revistas, blogues ou livros não mais do que trabalhos publicados, aproximadamente em 12 meses.

O documento ressalta que os próprios autores dos trabalhos não podem candidatar-se ao prémio sozinhos, mas, sim, devem ser nomeados pelo órgão de imprensa do qual fazem parte.

O prémio em dinheiro para o vencedor é de 10 mil euros e poderá ser dividido.

O júri reserva-se ainda o direito de atribuir um prémio especial, no valor de 5 mil euros, ao trabalho jornalístico económico extraordinário.  

Com o prémio, os organizadores pretendem homenagear economistas e cientistas sociais que vão além da teoria económica padrão ou da corrente macroeconómica, na busca de novas respostas para os grandes desafios económicos e sociopolíticos.

O júri composto por Peter Bofínger (ex-perito económico), Thomas Fricke (eco-fundador do “Forum Nova Economia”, colunista da revista Der Spiegel) e Brigitte Preissl (ex-chefe de redacção das revistas comerciais Wirtschaftsdienst e Intereconornics) vão seleccionar o vencedor dentre as nomeações recebidas.

Os formulários preenchidos podem ser enviados por correio electrónico (htms-preis@fes.de) ou fax (para o número 030 26935-9229), podendo ainda encontrar mais informações no website: Wirtschaft Weiter Denken.





Notícias de Interesse

+