Fundo de Garantia facilita acesso ao crédito a 216 empresas

     Economia           
  • Luanda     Sábado, 17 Fevereiro De 2024    10h01  
Embarcações de pesca (Arquivo)
Embarcações de pesca (Arquivo)
Rosário dos Santos - Angop

Luanda – Duzentas e 16 empresas tiveram, em 2023, acesso ao crédito com a facilitação do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), mais 96 em relação ao ano de 2022.

Segundo uma nota de imprensa do FGC, enviada hoje a ANGOP, este número de empresas correspondeu a garantias avaliadas em mais de 184 mil milhões de kwanzas, fruto de um financiamento bancário na ordem de Kz 298 mil milhões.

Em 2022, o volume de garantias foi de 62 mil milhões de kwanzas, cujo financiamento bancário se fixou em Kz 106 mil milhões.

Conforme a nota, durante o ano 2023, o sector da Agricultura liderou a lista das garantias emitidas, com 74 projectos e um volume de garantia avaliado em mais de 63 mil milhões de kwanzas.

A área das pescas vem a seguir com 57 projectos, indústria transformadora (56), pecuária (14) e serviços de apoio ao sector produtivo (15).

Os projectos garantidos pelo Fundo de Garantia de Crédito contam com financiamento de diferentes bancos que operam no país.

Este ano, aponta a nota, o fundo pretende emitir mil garantias públicas, facilitando o acesso ao financiamento para o sector empresarial e fomentar a produção nacional, eixos que fazem parte do conjunto de medidas de estímulo à economia e de dinamização do seu potencial gizados pelo Executivo.

O FGC lançou, em  2023, o Plano de Aceleração e Fomento de Garantia de Crédito, que estabelece parcerias com a banca comercial para a aprovação automática das garantias públicas em financiamentos de até 200 milhões de kKwanzas, prevendo uma cobertura do risco de até 80% do capital para projectos financiados por mulheres.

O Fundo de Garantia de Crédito foi criado em 2012, com o objectivo de facilitar o acesso ao crédito bancário às micro, pequenas e médias empresas e a empreendedores singulares. CLAU/AC





+