Fundo de garantias emitiu mais de 740 garantias em 10 anos  

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 29 Dezembro De 2022    10h50  
Dístico do Fundo de Garantia de Crédito
Dístico do Fundo de Garantia de Crédito
Cedida

Luanda - O Fundo de Garantia de Crédito (FGC), em 10 anos, emitiu cerca de 740 garantias avaliadas em 312 mil milhões de kwanzas, a pequenas e médias empresas, informou o seu Presidente do Conselho de Administração (PCA), Luzayadio Simba.

Estas garantias permitiram aos bancos comerciais a concessão de créditos as micro, pequenas e médias empresas nacionais, num valor estimado em 514 mil milhões de kwanzas.

De acordo com o PCA, Luzayadio Simba, ao fazer o balanço das operações desde a existência do FGC, disse que as garantias concedidas proporcionaram a criação de 20.397 postos de trabalho directos e indirectos pelo país, assegurando o sustento de várias famílias angolanas.

Criado em Maio de 2012, por Decreto Presidencial, o Fundo de Garantia de Crédito tem vindo a desenvolver trabalhos para o fortalecimento da economia que, por via das garantias de crédito, tem servido para a diversificação da economia, combate à pobreza e exclusão social.

Luzayadio Simba assegurou que o fundo está em alinhamento com Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), onde os sectores produtivos como a agricultura, pecuária e pescas, bem como outras iniciativas ligados às áreas de desenvolvimento da economia nacional, constam das prioridades do fundo.

Nesta perspectiva, segue o gestor, o FGC tem vindo a reforçar o compromisso no fomento à valorização da produção nacional, através do asseguramento do acesso ao crédito bancário para micro, pequenas, médias empresas e empreendedores singulares.  

O PCA esclareceu que o Fundo de Garantia de Crédito, para além de caucionar os financiamentos, garantindo o pagamento aos bancos financiadores, em caso de incumprimento por parte dos agentes económicos, é igualmente responsável pela promoção, defesa e desenvolvimento do Sistema Nacional de Garantias.

A sua estrutura orgânica dispõe de uma linha de análise e emissão de pré- garantias, que permitem ao requerente (empresário) submeter o seu projecto directamente, aumentando as possibilidades de adquirir um financiamento, junto da banca comercial, com coberturas de até 75% do valor financiado.

Conforme o gestor, até ao momento, as médias empresas são as maiores beneficiárias deste órgão garantidor, com um montante caucionado de 282 mil milhões, num universo de 439 garantias emitidas, desembolsando os bancos cerca de 318 mil milhões de kwanzas.

Luzayadio Simba assegurou que o FGC dispõe igualmente de garantias emitidas nos macro-sectores da indústria transformadora, geologia e minas, serviços de apoio ao sector produtivo e em materiais de construção.

Do mesmo modo, o fundo assiste garantias aos investidores que se propõem a produzir óleo alimentar, sal, artigos de higiene, embalagens, sabão, detergentes, madeira e seus derivados, vidro, fertilizantes e materiais de correcção de solo.

O Fundo de Garantia de Crédito é uma instituição financeira não-bancária, criada em 2012, pelo Estado e responsável pela promoção, defesa e desenvolvimento do Sistema Nacional de Garantias, actuando como contra-garante nas operações das instituições bancárias.





Notícias de Interesse

+