Gesterra repovoa lagoa do Ngolome

     Economia           
  • Cuanza Norte     Sábado, 21 Agosto De 2021    14h59  

Dondo- A Empresa de Gestão de Terras Aráveis de Angola "Gesterras" deu início, sexta-feira, ao processo de repovoamento da lagoa do Ngolome, situada no município de Cambambe, Cuanza Norte, com a introdução de 15 mil alevinos (peixe miúdo) da espécie tilápia, vulgo cacusso.

A quantidade lançada faz parte dos 150 mil peixes previstos, dos quais 100 mil serão criados em gaiolas e 50 mil de forma dispersa, para garantir a sustentabilidade do centro de processamento do pescado que se encontra inactivo por falta de matéria prima.

Segundo o director do Centro de Larvicultura de Massangano, António Scórcio, o lançamento do cardume será feito de forma gradual, até finais do mês de Setembro, com a previsão da primeira colheita do peixe em gaiola acontecer dentro de quatro a cinco meses.

Para assegurar a acomodação os cardume, actualmente com 40 gramas, foram instaladas, numa primeira fase, seis gaiolas que acolhem 12 mil peixes, sendo que os restantes três mil foram lançados de forma aleatória na lagoa.

O projecto prêve, no total, 50 gaiolas geridas pelas diferentes cooperativas de pescadores que habitam na comunidade, com o suporte técnico da Gesterras.

O repovoamento da lagoa do Ngolome visa devolver a sua capacidade produtiva, despovoada ao longo de vários anos, pelo incumprimento das regras de pesca, como a proibição do uso de instrumentos sonoros,  lanchas motorizadas e de redes com malhas inferiores a 37, 5 polegadas.

Estas práticas, de acordo com técnicos do sector, afugentam o peixe em fase de desova, causa o despovoamento da lagoa.

O administrador municipal, Adão António Malungo, realçou a imponência do projecto inserido no Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza que, além do fomento do auto- emprego, vai contribuir para a melhoria da dieta alimentar e nutricional das populações.

A par do Ngolome, disse, a comuna de Massangano conta com  outro projecto para o fomento da pesca artesanal, na lagoa de Cazanga, apoiado pelo Ministério das Pescas.

A lagoa do Ngolome está situada na comuna de Massangano, município de Cambambe.

Tem uma extensão de 14 quilómetros e nela predominam espécies como cacusso, mussolo, bagre, tainha, pelar e dibe.





+