Gestores aprimoram conhecimentos sobre literacia financeira

     Economia           
  • Cuando Cubango     Segunda, 18 Março De 2024    15h37  

Menongue – Cem responsáveis de instituições públicas e privadas, empresários e organizações da sociedade civil participaram, nesta segunda-feira, em Menongue, capital do Cuando Cubango, numa acção de capacitação sobre educação financeira e poupança, promovida pelo Banco Nacional de Angola(BNA).

Durante a acção formativa,  os participantes falaram sobre a relação com o dinheiro, poupança e investimento, meios de pagamentos, serviços financeiros e digitais, desafios e oportunidades, ideias para um grande negócio, bem como a importância do seguro.

Abordaram ainda a importância dos multi-caixas para facilitar a poupança, a bolsa de valores, títulos de valores, as dívidas públicas, os direitos e deveres fundamentais dos consumidores, os níveis de segurança, a falsificação de dinheiro e símbolos culturais da moeda nacional.

Ao falar no certame, o director da Região Sul do BNA, Miguel Sumbo, disse que a actividade enquadra-se 12ª edição da semana global do dinheiro, que se realiza de 18 a 23 do mês em curso, em todas as delegações regionais, sob o lema “Projecta o seu dinheiro, garanta o seu futuro”.

Fez saber que a acção formativa visa consolidar a campanha de educação financeira no seio dos gestores e não só, para que a cultura de poupar se torne indispensável, mormente em tempo de crise, pois as necessidades são frequentes.

“É imperioso dotar os cidadãos e as famílias de técnicas e hábitos de poupança, sobretudo de dinheiro, para que tenham as respectivas finanças controladas e equilibradas”, asseverou

Adiantou que, durante estes dias, serão realizadas palestras de educação financeira, campanhas de sensibilização para abertura de contas bancárias e de moedas electrónicas, com a participação do supervisor do sistema financeiro, bancos comerciais, prestador de serviço e pagamento de parceiros do sector público e privado, bem como actividades educativas sobre a literacia financeira e digital.

Para o responsável, com a realização de tais actividades, os cidadãos estarão reforçados de conhecimento sobre a gestão de finanças pessoais, poupanças, investimentos seguros, pagamentos móveis e impostos.

Lembrou tratar-se de uma campanha anual de conscientização financeira, criada para inspirar crianças e jovens a aprender sobre questões financeiras, meios de subsistência e empreendedorismo.LMZ/FF/PLB

 





Notícias de Interesse

+