Gestores de empresas munidos de técnicas de negócios

     Economia           
  • Cunene     Segunda, 25 Julho De 2022    19h33  
Logotipo da instituição
Logotipo da instituição
Divulgação

Ondjiva – Sessenta e seis gestores de empresas e produtores agrícolas da província do Cunene foram capacitados em Ondjiva, sobre técnicas de gestão de negócios.

A formação com duração de seis meses, dotou os formandos de competências sobre técnicas de gestão e negócios, produtividade e recursos humanos.  

No acto de entrega dos certificados, o director do Instituto Nacional de Apoio as  Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) no Cunene, José Valeriano de Carvalho, disse que  as matérias dadas vão permitir melhor a gerência  dos negócios e criar maior producão.

Disse que os formandos receberam um financiamento que vai de cinco a 50 milhões de Kwanzas, em 2021, no âmbito do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), promovido pelo  Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).

O responsável apelou que se coloque em prática os ensinamentos ministrados durante os seis meses de formação pela academia BAI, com intuito de contribuir para o crescimento da economia do país.

Lembrou que foram igualmente capacitados 255 jovens empreendedores com ferramentas que vai lhes permitir  administrar os  negócios, numa parceria do Conselho Provincial da Juventude.

Valeriano do Carvalho disse que o INAPEM iniciou este mês, um trabalho de consultoria para constituição de processos dos empresários que pretendem aderir as linhas de financiamento em curso no país.

Durante o primeiro semestre deste ano, 113 empresas foram certificadas no Cunene, na categoria de micro, pequenas e médias, para o comércio e distribuição, prestação de serviços, cooperativas agrícolas entre outros .

A  formação de seis meses, foi promovida pelo Ministério da Economia e Planeamento, operacionalizado pelo INAPEM e ministrada  pela academia BAI.

 

 





+