Governador convida namibianos a investirem no Bié

     Economia           
  • Bié     Quarta, 17 Novembro De 2021    14h18  

Cuito - Os empresários da República da Namíbia têm portas abertas para investir na província do Bié, essencialmente nos domínios da agricultura, comércio, turismo e mineração.

O convite foi formulado hoje, na cidade do Cuito, pelo governador provincial, Pereira Alfredo,  durante um encontro que manteve com o cônsul geral da Namíbia nas províncias angolanas do Bié, Cuando Cubango, Moxico e Huambo, Joseph Mambo Kaveta.


Para Pereira Alfredo, as relações com a Namíbia são de longa data e sempre prevaleceram na base da amizade, irmandade, daí a importância de se fortalecer a cooperação com acções práticas, criando oportunidades de negócios no seio dos empresários dos dois países.

O governante descreveu que o Bié tem como ponto forte a agricultura, possui a maior bacia hidrográfica de Angola, com um solo bastante fértil, destes 66 por cento são terras aráveis, e apenas 20 por cento são aproveitados para a prática da agricultura, sobretudo a familiar.  

Além de terras propícias para agricultura, a província possui outros recursos minerais, como o ferro, ouro, chumbo, rubin, urânio, diamantes, calcário, rocha ornamental, entre outros.

Na ocasião, Joseph Mambo Kaveta retribuiu o convite, reafirmando que o seu país possui atracões turísticos e sobretudo ambiente de negócio favorável.

Joseph Mambo Kaveta esteve durante dois dias no Bié, com o intuito de fortalecer as relações entre os dois Estados.


Durante a sua estadia, manteve encontros com o vice-governador para sector político, económico e social, António Manuel, e com os directores da agricultura e pescas, do comercio e turismo. 

Depois da audiência, o diplomata deslocou-se à província do Huambo, com o mesmo propósito.





+