Governador do Moxico elege sector agro-alimentar para investimento zambiano

     Economia           
  • Moxico     Terça, 25 Abril De 2023    11h10  
1ª Sessão de cooperação regional e Cultural, Moxico-Provincial Ocidental
1ª Sessão de cooperação regional e Cultural, Moxico-Provincial Ocidental
Yambeno Daniel/ANGOP

Mongu - (Do Enviado Especial) – O governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, incentivou o empresariado zambiano a investir no sector agro-alimentar da província para promover a empregabilidade e a geração de renda nos jovens das províncias do Moxico (Angola) e Ocidental (Zâmbia).

Ernesto Muangala convidou os empresários zambianos, mais concretamente os da província vizinha Ocidental, durante a abertura da 1ª sessão de Cooperação Regional e Intercâmbio Cultural Moxico (Angola) - Província Ocidental (Zâmbia), que decorre desde hoje, terça-feira, na cidade de Mongu.

O sector agro-alimengar é de extrema importância, não só pelo forte impacto que apresenta nas economias, mas também, e principalmente, porque representa a forma de subsistência dos seres humanos.

Estão incluídas, nesse sector, todas as actividades relacionadas com a transformação de matérias-primas em alimentos e bebidas, como a agricultura, silvicultura, a indústria de alimentos e bebidas e, por fim, a sua distribuição.

O governante afirmou que a província precisa de investimento de empresários zambianos, nos domínios da agropecuária, pesca, indústria transformadora, turismo, sectores sociais, como a saúde e educação.

“Moxico pretende desenvolver todos os sectores, sobretudo no agro-alimentar para i aumento do emprego”, reafirmou Ernesto Muangala durante o encontro presenciado pelo seu homólogo da província Ocidental, Capelua Mbangweta, e membros das delegações das duas regiões.

O governador do Moxico assegurou que o governo dará todo apoio aos empresários interessados em investir em Angola, na medida em que o país criou um conjunto de legislação que protege o investimento e desburocratiza o processo de instalação, no quadro de uma reforma que se implementa para tornar Angola mais acolhedora nessa matéria.

“Isso torna o país aberto ao investimento privado e base da busca de soluções para os problemas da população e assegurar o seu bem-estar”, reiterou, acrescentando ser de interesse dos dois Governos promover o sector privado da economia.

Entre as potencialidades do Moxico, o governador destacou terras aráveis, inúmeros recursos hídricos, vias ferroviária como o transatlântico Caminho de Ferro de Benguela (CFB), bem como os projectos para a implementação de plataforma logística do Luau, o Planagrão, Planapesca e Planapecuária.

Por sua vez, o primeiro-ministro (governador) da província Ocidental, Capelua Mbangweta, afirmou que ambas províncias precisam promover uma cooperação mutuamente vantajosa para os dois povos, incluindo questões de segurança na fronteira comum.

Capelua Mbangweta disse ter levado em consideração as potencialidades do Moxico apresentadas pelo seu homólogo, Ernesto Muangala, e sugeriu um trabalho conjunto para a identificação e materialização da cooperação nas áreas de intetresse de ambas províncias.

Disse haver um grande interesse para se estabelecer parcerias na área da educação, saúde, infra-estruturas, implementação das indústrias de processamento de produtos e matéria-prima para facilitar a criação de empregos para a juventude das duas províncias.

O governador provincial do Moxico cumpre uma visita de trabalho de três dias à província Ocidental, na República da Zâmbia, com o ponto mais alto a ser a abertura da 1ª sessão de Cooperação Regional e Intercâmbio Cultural Moxico-Província Ocidental. YD

 





+