Governador insta jovens para promoção da empregabilidade

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quinta, 27 Abril De 2023    19h09  
Governador do Cuanza Norte, Pedro Makita Júlia, na abertura da EXPO-AJEA
Governador do Cuanza Norte, Pedro Makita Júlia, na abertura da EXPO-AJEA
Diniz Simão-ANGOP

Ndalatando- O governador do Cuanza Norte, Pedro Makita Júlia, instou, esta quinta-feira, em Ndalatando, os jovens a juntarem-se aos esforços do Executivo para a promoção da empregabilidade, visando o reforço da diversificação da economia.

Segundo o governador, os jovens devem ser incentivados à proatividade, trabalhando no desenvolvimento de seus projectos, de modos a colaborarem na solução dos problemas, nas comunidades.

 Pedro Makita fez tal apelo quando intervinha na cerimónia de abertura da 1ª edição da Feira Nacional de Jovens Empreendedores, denominada EXPO-AJEA/2023.

Instou os jovens expositores a aproveitarem o momento para estabelecer acordos de negócios e parcerias que catapultem suas iniciativas empreendedoras.

“Este evento é uma soberana oportunidade para mostrar e apresentar as potencialidades e as capacidades criativas dos jovens do país”, sublinhou.

O evento, com a duração de três dias, é uma iniciativa da Associação dos Jovens Empreendedores de Angola (AJEA), que decorre sob o lema “Diversificando os Produtos, Emancipemos as Nossas Empresas”.

Neste primeiro dia, participam no evento perto de duas dezenas de expositores dos mais diversos ramos da actividade produtiva e de serviços do Cuanza Norte (anfitrião), Uíge e Benguela, contrariando a previsão de 120 participantes das 18 províncias.

Uma fonte da organização do certame referiu que o número de expositores poderá aumentar nos dias subsequentes, a julgar pela quantidade de províncias que confirmaram presenças, e que, ainda, não chegaram ao local do evento.

Pelo Cuanza Norte, os agricultores dos municípios do Lucala, Golungo Alto e Cazengo expõem produtos agrícolas e manufacturados, com realce para a banana, mandioca, milho, abóbora, feijão,  bombom, ginguba, batata-doce, cana-de-açúcar.

Expõem, também, mobiliários e artigos de confecções

Em declarações à ANGOP, o administrador municipal do Cazengo, que acolhe o evento, Malundo Fausto Catessamo, disse que a feira vai permitir mostrar a outros investidores a produção do seu município.

O responsável espera concretizar parcerias com produtores, sobretudo, no domínio de fornecimento de produtos nacionais para a merenda escolar. DS





+