Governador quer maior investimento no Planalto de Camabatela

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quinta, 08 Fevereiro De 2024    14h42  
Vila de Camabatela
Vila de Camabatela
ANGOP Ndalatando

Camabatela - O governador do Cuanza- Norte, João Diogo Gaspar,  defendeu hoje mais investimento privado no Planalto de Camabatela, para se aproveitar as potencialidades económicas e agro-pecuárias da região.

A província do Cuanza Norte, reiterou, tem potencial para que o empresariado invista seriamente e promova a empregabilidade para os técnicos  formados no Instituto Politécnico Agrário (ITA).

O dirigente, que falava à imprensa no final de uma visita de constatação ao projecto privado Incatema, virado à criação de gado bovino, caprinos e cultivo de várias culturas, João Diogo Gaspar, disse que o projecto Incatema, de relevância económica e social, pode servir de modelo para os demais municípios da província e do país.

Informou que o projecto vai dar estágio profissional e será uma oportunidade de emprego para técnicos formados no ITA.

João Diogo Gaspar considerou que projectos do género contribuem para a criação de mais empregos e oportunidades para a sociedade angolana, além do crescimento e desenvolvimento da província que “precisa de muito investimento”.  

O governador informou que o Executivo angolano e o Governo da província vão continuar apoiar com créditos, imputs e suporte técnico os empresários e jovens com iniciativas no sector agro-pecuário.

O projecto instalado numa superfície de 880 hectares foi visitado quarta-feira, pelo ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, que manifestou-se igualmente satisfeito com a dimensão da iniciativa e condições técnicas e humanas da fazenda.

O Planalto de Camabatela, que inclui as províncias do Cuanza Norte, Malanje e Uíge, é uma região historicamente rica em criação de gado e o Executivo está empenhado em promover a sua reactivação.

 Trata-se de uma área de 12 mil quilómetros quadrados, com  condições propícias para o desenvolvimento da agropecuária, a bovinicultura de corte e a criação de pequenos ruminantes. EFM/IMA/AC





+