Governador quer mais associativismo nas famílias agrícolas

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 18 Dezembro De 2020    16h05  
Produção de tomate
Produção de tomate
Morais Silva

Lubango – O governador da Huíla, Luís Nunes, destacou, nesta sexta-feira, no Lubango, a necessidade de as famílias camponesas aprimorarem os mecanismos de organização, através de plataformas como o cooperativismo, caixas comunitárias e outros processos associativos.

Conforme o gestor, que falava na tradicional cerimónia de cumprimento de fim de ano, agrupados, as famílias camponesas podem beneficiar, com mais facilidade, aos créditos e incentivos por meio do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

Luís Nunes destacou, igualmente, a importância da melhoria das vias de comunicação para o fomento agrícola, através do escoamento dos produtos do campo para a cidade, de modo a torná-los mais rentáveis e fazer face aos desafios da diversificação económica.

Segundo Luís Nunes, as vias de comunicação continuam a ser uma das principais preocupações do Governo, considerando que as estradas  inter-municipais e inter-comunais constituem a condição primordial para a circulação de pessoas e bens, de forma a facilitar o escoamento dos produtos para os grandes centros comerciais.

Para o gestor, a reabilitação do troço Cuvango/Chipindo à comuna de Galangue, cujo percurso faz-se agora em uma hora, contrariamente as mais de quatro horas feitas anteriormente, ajuda a valorizar à produção interna e a redução da pobreza.

Apontou ainda a necessidade de intervenção no troço de ligação entre a sede do Chipindo às comunas do Bunjei e do Bambi, assim como Quipungo/Chicomba, com o último a um ritmo elevado de execução física.

Noutra vertente, considerou o ano de 2020 de difícil, por conta da crise económica, agravada pela pandemia Covid-19, cujos efeitos afectaram todos os sectores da vida, daí a necessidade do envolvimento nas acções de prevenção e combate a esta doença.

Luís Nunes informou terem já concluídas e inauguradas 26 infra-estruturas diversas no âmbito do Programa Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), assim como projectos dos programas de Investimentos Públicos (PIP) e Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.

Nas obras do PIIM, realçou a inauguração de escolas e centros de saúde, a requalificação da Pediatria do Lubango “ Pioneiro Zeca”, além da modernização do Hospital Central “Dr. António Agostinho Neto”, ao passo que as obras de reabilitação da maternidade “Irene Neto”, arrancam em Janeiro de 2021.

Apesar de existir melhorias no sector económico, com a implementação do PRODESI, adiantou que muito ainda há por se fazer, daí ter convidado os diversos actores da sociedade local para o fortalecimento dos mecanismos de desenvolvimento e, ao mesmo tempo, contribuir, de forma eficaz, para a estabilidade económica do país.

Luís Nunes apontou ganhos no sector da justiça, com a inauguração do Tribunal da Relação do Lubango e a Procuradoria Regional Sul, que vai reforçar a actuação dos órgãos judiciais na administração da justiça, assim como uma loja de registos e alargamento dos serviços de emissão de Bilhete de Identidade em todos os municípios.

No âmbito das infra-estruturas integradas da cidade do Lubango, alertou os munícipes a preservar os bens, usando, de forma cívica e responsável, denunciando acções de vandalismo.

 



Tags



+