Governador quer melhoria urgente das vias de comunicação

     Economia           
  • Cuanza Norte     Sábado, 13 Abril De 2024    15h05  
Governador do Cuanza Norte visita a Banga
Governador do Cuanza Norte visita a Banga
DR

Ndalatando – O governador provincial do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, defendeu a reabilitação urgente das vias de comunicação, nos municípios da Banga, Bologongo e Quiculungo, para permitir o escoamento da produção agrícola.

O governador, que falava à imprensa, sexta-feira, no final de um périplo pelos municípios da Banga, Bologongo e Quiculungo, assinalou que a reabilitação das vias vai alavancar a economia destas localidades, potencialmente agrícolas.

Para o responsável provincial, apesar de o Executivo já prever a reabilitação destas vias, é necessário que haja uma intervenção urgente para que a população possa escoar os produtos do campo para as cidades.

Defendeu também a necessidade de haver politicas claras para desenvolver a agricultura, entre as quais, trabalhar-se na atracção de investimento privado para o sector, tendo em conta o potencial dos três municípios.

Indicou ainda a organização da população em associações para melhor atribuição de financiamentos e atender as suas necessidades.

João Diogo Gaspar apontou ainda, entre as políticas, melhor organização do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza e atribuir parte dos recursos às famílias camponesas.

Para o governante, se as famílias camponesas forem potencializadas vão produzir mais para o consumo interno e a exportação.

Fez saber que os três municípios deparam-se também com problemas nos domínios da saúde, educação, abastecimento de energia eléctrica e de água potável.

Indicou que a questão da educação ficou ultrapassada com a admissão em concurso público de mais de três mil jovens que serão distribuídos por todos os municípios da província.

Em relação ao sector da saúde, informou que há necessidade de construção de mais unidades sanitárias, assim como de mais trabalho para a prevenção da malária, a principal doença nas três regiões.

O responsável defendeu a criação de políticas para que a rede de saúde primária funcione.

Outra preocupação nos três municípios, continuou, tem a ver com a rede de transportes públicos que se encontra inoperante, mas o Governo Provincial vai lançar um concurso público para a gestão de 14 autocarros.

Pediu a participação de empresários dos três municípios neste concurso para satisfazer as necessidades de mobilidade da população.

João Diogo Gaspar visitou os três municípios para se inteirar da realidade destas circunscrições. A visita serviu também para que fosse apresentado à população.IMA/AC





Notícias de Interesse

+