Governadora Maria Nelumba quer mais investimentos no Bengo

     Economia           
  • Bengo     Quarta, 26 Abril De 2023    18h55  
Governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba
Governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba
Mário Francisco

Caxito - A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, realçou hoje as potencialidades da província, dizendo que tem tudo para vencer e atrair investidores para contribuir na mudança do actual panorama socioeconómico da região.

A governante fez este pronunciamento no 1º fórum provincial socioeconómico do Bengo, frisou que a província não dispõe apenas de recursos naturais para explorar, mas também instrumentos jurídicos que salvaguardam os interesses dos investidores, acrescentando que foram removidos, por lei, todas as barreiras burocráticas que, de alguma forma, inibiam o investimento estrangeiro.

Maria Nelumba pediu aos representantes das câmaras de comércio de Angola e ao corpo diplomático que sejam portadores da mensagem do governo do Bengo para atrair investidores à província.

“Temos, ao longo de toda a extensão do nosso espaço territorial, terras férteis para o cultivo de uma infinidade de produtos agrícolas, uma costa marítima, lagos e lagoas que permitem o desenvolvimento da actividade piscatória e turística de mar e sol”, enumerou.

Admitiu que a província necessita de mais escolas técnico-profissionais com tecnologia de ponta e de universidades para o ensino, pesquisa e inovação tecnológica, assim como unidades de processamento alimentar para aumentar a oferta de emprego.

O fórum provincial socioeconómico do Bengo decorreu sob o lema “Bengo, transformar para desenvolver”, e enquadrou-se nas comemorações dos 43 anos de existência da província, que hoje se assinala.

Durante o evento, foram debatidos temas como “Situação actual do sector mineiro: Exploração de ouro, inertes e outros mineiros”, “Situação actual do turismo e necessidades de investimentos”, “Projecto da zona franca da Barra do Dande” e “Necessidade de formação de quadros: Capital humano e investigação científica”.

Para comemorar a data, consta ainda do programa, que termina a 30 de Abril, campanha de plantação de Mangais, torneios de futebol 11 e futsal, sarau cultural, festival de teatro, maratona músico-cultural, noite de gala, grande prémio provincial em ciclismo e uma missa de acção de graças.

A província do Bengo foi criada por força da Lei nº 3/80, de 26 de Abril, com a capital a vila de Caxito e conta, actualmente, com seis municípios (Dande, Ambriz, Nambuangongo, Dembos, Bula Atumba e Pango Aluquém).

Tem uma extensão territorial de 24.173.15 quilómetros quadrados e uma população estimada em 515.967 habitantes, que se dedica maioritariamente à agricultura de subsistência, pesca artesanal e caça.FS/CJ   

 





+