Governadora quer organização atempada da campanha de vacinação animal

     Economia           
  • Cunene     Sexta, 16 Fevereiro De 2024    16h01  
1 / 2
Mesa de presidium da 1º reunião ordinária do governo provincial do Cunene
Mesa de presidium da 1º reunião ordinária do governo provincial do Cunene
Pedro Manuel-ANGOP
2 / 2
1º reunião ordinária do governo provincial do Cunene
1º reunião ordinária do governo provincial do Cunene
Pedro Manuel-ANGOP

Ondjiva – A governadora da província do Cunene, Gerdina Didalelwa, recomendou esta sexta-feira, em Ondjiva, às administrações municipais, no sentido de organizarem com antecedência a campanha de vacinação de gado bovino, prevista para o próximo mês de Março.

Falando na I reunião ordinária do governo provincial, Gerdina Didalelwa sublinhou ser necessário que as administrações criem as condições exigidas para o êxito da vacinação do gado, para evitar doenças do fórum animal.

“Queremos neste encontro definir estratégias para a próxima campanha, daí a necessidade dos administradores velarem pela organização e preparação, atempada, a fim de se evitar baixas coberturas do processo de vacinação animal e prevenir o gado de doenças”, referiu.

Lembrou que o gado representa a principal riqueza das famílias nesta região, razão pela qual é responsabilidade do governo garantir a vacinação para salvaguardar a sanidade animal.

A governante pediu aos membros no sentido de proporem soluções para a materialização dos programas de interesse colectivo, visando a satisfação e melhoria das necessidades da população.

Durante a reunião, foi apresentado o OGE 2024, Proposta de Decreto Presidencial que aprova as alterações ao Regime Geral de Delimitação e Desconcentração de Competência e Coordenação da Actuação Territorial da Administração Central e Local do Estado.

O Novo quadro legal e adequação do  aparato administrativo local e o ponto de situação da preparação e organização da campanha de vacinação do gado, dominaram a agenda de trabalho.

Na campanha de vacinação bovina de 2023 foram imunizadas contra o carbúnculo sintomático, hemático e dermatite, apenas 134 mil e 150 cabeças de gado bovino, dos 900 mil previstos.

A insuficiência de doses de vacinas impediu a imunização de 765 mil e 895 animais, numa altura que a província necessitava de 700 mil doses.

Os Serviços de Veterinária controlam 335 mangas de vacinação, destas 290 rústicas e 45 definitivas.

Dados do Governo da província do Cunene apontam para existência de um milhão e 100 mil cabeças de gado, 78% das quais em posse de criadores tradicionais. PEM/LHE/ASS





+