Governo aposta na capacitação de quadros na área espacial

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 08 Maio De 2023    13h33  
Estrutura de Pequenos Satelites (Foto ilustração)
Estrutura de Pequenos Satelites (Foto ilustração)
Frncisco Miúdo-ANGOP

Luanda - O Governo angolano prevê capacitar, nos próximos dias, mais quadros de instituições académicas para transferência de conhecimento na área espacial, no quadro dos desafios do sector no país.

Com esta iniciativa, os quadros nacionais poderão ter a primeira experiência em  projecto de Desenho, Construção e Lançamento de Pequenos Satélites (CANSAT),  de acordo com  o coordenador do Programa Nacional de Educação Espacial, Gilberto Gomes.

O  CANSAT  Angolano é um picossatélite construído pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) com propósitos educativos, o qual possibilita aos estudantes obterem a sua primeira experiência em um projecto aeroespacial.

Gilberto Gomes  falava na abertura do 3ª Curso de Desenho, Construção e Lançamento de Pequenos Satélite (Cansat), promovido pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), através do GGPEN.

Nesta edição, que decorre de 8 de Maio a 14 de Junho, no Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade de Luanda, participam 30 formandos de 15 universidades públicas e privadas do país, seleccionados nas províncias da Lunda-Norte, Huambo e Uíge.

A formação visa munir os formandos de conhecimentos sobre as funções, arquitectura e integração de subsistemas que compõe um satélite, dando assim a possibilidade do envolvimento da Academia Nacional em projectos relacionados à  Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

O conjunto vai aprender a desenhar uma missão, a constituir os subsistemas, a testar, lançar, a fazer a captação dos dados, dar tratamentos aos dados e produzir as informações, um trabalho semelhante as operações feitas pelos operadores do Centro de Controle e Emissão do Angosat -2.

Segundo o responsável, a passagem de conhecimento visa a fortificação do binómio academia e indústria, justificando a necessidade de mais quadros nacionais para atenderem os projectos da área espacial.

Com esta iniciativa, as universidades nacionais, nos próximos tempos, possam lançar o seu primeiro satélite, denominado “Cubesate Académico”.

Para isso, ao longo da formação, os formandos vão aprimorar técnicas de desenho, construção,  testagem, lançamento,  operação e  processamento de dados obtidos de uma representação funcional de um satélite real integrado em um volume de lata de refrigerante de 330 milimetros, o CANSAT.

Este grupo de formandos serão, de igual modo, contemplados com duas aulas magnas de professores renomados internacionalmente na academia e indústria de pequenos satélites, nomeadamente, a  Robert Van Zil (AAC Space Africa) e Tayo Tejumola (International Space University).

A aula magna será dada à margem do Fórum Angotic 2023,previsto para Junho próximo.

Bruna Martin, uma das formandas, destaca a importância da formação, que vai permitir, no seu entender, conhecer o funcionamento de um satélite convencional a partir de um em miniatura.

No final da formação e construção do pequeno satélite, o CANSAT, à  semelhança de 2019, o lançamento do aparelho  contará com o apoio de um helicóptero da Forca Aérea Nacional (FAN) e acontecerá na Escola de Formação de Forças Especiais (EFFE) das Forças Armadas Angolanas (FAA), sito na comuna do Cabo Ledo, província de Luanda.

O pequeno satélite, representação de um satélite convencional, terá a forma de uma lata de refrigerante de 330 milímetros.HEM/NE





Notícias de Interesse

+