Governo arrecada Akz 355 mil milhões com privatizações

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 30 Novembro De 2020    21h47  
Edifício da Luanda Medical center
Edifício da Luanda Medical center
Divulgação

Luanda – Com a privatização de 36 activos alienados e contratos de distintas unidades, o Governo angolano prevê arrecadar 355 mil milhões de kwanzas.

Os dados foram revelados, nesta segunda-feira, pelo secretário de Estado das Finanças e Tesouro, Osvaldo João, após reunião da Comissão Nacional Interministerial Responsável pela Implementação do Programa de Privatizações (PROPRIV), que destacou o concurso de 13 unidades industriais da Zona Económica Especial (ZEE), Luanda – Bengo, já com os processos concluídas.

O também coordenador do Grupo Técnico Permanente do PROPRIV, referiu que todas as unidades referidas da ZEE foram adjudicadas com contratos assinados no valor global de 30 mil milhões de Kwanzas.

Adiantou ainda o concurso público de alienação de 12 empreendimentos agro-industriais.

Conforme o responsável, foram adjudicadas dois complexos de silos, localizados na Matala, província da Huíla, e uma fábrica de processamento de tomate, no Dombe Grande, Benguela, com o valor global de dois mil milhões de Kwanzas.

Os restantes nove activos não adjudicados serão encaminhados para um leilão electrónico, cujas regras e procedimentos serão tornados públicos depois de aprovados pela Comissão Interministerial.

No âmbito do concurso público para alienação das participações do Estado no sector das bebidas, nomeadamente de 1%  na CUCA, 1% na Ngola e 4% na EKA, o processo continua e deverá haver mais informações.

Acrescentou que a Comissão foi informada do ponto de situação de 39 processos de alienação de participações que estão a ser conduzidos pela Sonangol, encontrando-se em várias fases.

“Neste momento, o resultado das alienações em fase de conclusão é de aproximadamente 48 milhões de euros, incluindo a cessação do direito de exploração e gestão do Hotel Intercontinental Miramar”, disse.

A Comissão Nacional Interministerial é coordenada pelo ministro de Estado e da Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, e integra responsáveis de vários departamentos ministeriais, instituições e empresas públicas. 





+