Cuanza-Norte projecta reabilitação da malha rodoviária 

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quinta, 25 Abril De 2024    18h32  
Estrada
Estrada
Aurélio Janeiro-Angop

Ndalatando - Trezentos e  cinquenta quilómetros de estradas serão intervencionados no Cuanza Norte, a partir de Maio próximo, para facilitar a mobilidade a nível da província, informou, esta quinta-feira, o responsável local pelas infra-estruturas e serviços técnicos, Emir Pedro.

De momento, disse, decorrem trabalhos de catalogação das vias a serem asfaltadas, ou terraplanadas, até 2025, sobretudo as que dão acesso a zonas de cultivo.

A fonte falava à imprensa sobre projectos para melhoria das vias e outros em curso para reduzir o défice no abastecimento de energia eléctrica e água potável.

Serão priorizados os sectores do Mussabo e à comuna de Samba Lucala, potencialmente agrícolas, ambos no município de Samba Caju, além de outras localidades em Cazengo, Lucala e Golungo Alto.

A província do Cuanza-Norte tem quatro mil e 105 quilómetros quadrados de estradas, entre vias primárias, secundárias e terciárias, dos quais 550 quilómetros asfaltados.

Por outro lado, falou da segunda fase do projecto de electrificação que vai beneficiar mais de 50 mil habitantes, cuja segunda fase, a iniciar ainda este ano, prevê electrificar, entre outras zonas, o Centro de Produção Agro-Industrial de Samba Lucala.

Em relação ao abastecimento de água potável à população, disse que a instituição está a fazer o levantamento dos sistemas inoperantes para reactivá-los. IMA/VC





+