Governo e CFB pretendem estender comboio Expresso até ao Luau

     Economia           
  • Moxico     Terça, 16 Novembro De 2021    18h31  
CFM vai chegar à Namíbia
CFM vai chegar à Namíbia
Carlos Benedito

Luena – O Governo Provincial do Moxico e o Conselho de Administração do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) estudam a possibilidade de estender o comboio Expresso até ao município fronteiriço do Luau, para descongestionar o fluxo de passageiros nas estações ferroviárias desse “Corredor do Lobito.”.

O alargamento do comboio expresso visa aumentar a capacidade de transporte de pessoas e bens, garantindo-lhes qualidade e conforto nas viagens até ao Luau, município que alberga a última estação do Caminho-de-Ferro de Benguela.  

O comboio expresso foi implementado desde 27 de Julho do ano em curso, do Lobito ao Luena, com duas frequências semanais, possuindo oito carruagens do tipo camarote, com capacidade para albergar 144 passageiros.

Ao falar à imprensa, após reunir-se com o governador provincial, Gonçalves Muandumba, o presidente do conselho de administração do CFB, António Cabral, prevê que a medida vai desafogar as estações, permitindo maior e melhor mobilidade da população.

“A província do Moxico é a que regista maior número de passageiros, tendo em conta o mau estado das vias de comunicação e por receber passageiros provenientes da Lunda Sul, Lunda Norte e da vizinha RDC, razão pela qual há necessidade do aumento de frequências do comboio de carga”, disse.

Já o governador Gonçalves Muandumba entende ser necessário construir-se um Porto Aduaneiro no Luau e pontes ao longo da Estrada Nacional 250, que liga Luau/Alto Zambeze, numa distância 519 kms.





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+