Governo investe Kz nove mil milhões à requalificação de bairros do Luena

     Economia           
  • Moxico     Terça, 15 Março De 2022    12h35  
Moxico: Máquinas preparadas para requalificar Tchifuchi
Moxico: Máquinas preparadas para requalificar Tchifuchi
Yambeno Daniel

Luena – O bairro Tchifuchi, periferia do Luena, capital do Moxico, acolheu hoje, terça-feira, o acto de lançamento do programa de requalificação e asfaltagem de quatro bairros, num financiamento do PIIM de nove mil milhões e 269 milhões de kwanzas.

O projecto do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a ser executado pela empresa de construção CR20, com fiscalização da Suene, num prazo de sete meses, vai asfaltar 16 vias, numa extensão de 4.6 quilómetros de estradas, com 3.4 metros em cada sentido.

Durante o acto de consignação do projecto, que contou com a presença do governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, ficou acordado, que para além da asfaltagem, a obra vai beneficiar de colocação lancís e passeios com dois metros de largura, em ambos os lados, bem como de postes de iluminação pública fotovoltaica.

Acto de consignação das obras de asfaltagem dos bairros periféricos do Luena

Ao intervir na cerimónia, o governador provincial, Gonçalves Muandumba, reafirmou o compromisso do governo na resolução dos problemas sociais da população, tendo afirmado que a empreitada marca o início, do projecto de requalificação de quatro bairros periféricos, numa primeira fase, no valor de nove mil milhões 36 milhões de kwanzas.

Trata-se da asfaltagem de 11 vias dos bairros Santa Rosa, equivalente a sete quilómetros, Tchifuchi (4,6 Km), Popular (1,4 Km) e Hospital (0,81 Km), num total de 16 quilómetros de estradas.

Asfaltagem do bairro Tchifuchi inicia com construção da camada de sub-base

O projecto inclui também a asfaltagem da estrada principal do bairro Popular até ao tanque do Sangondo, num troço paralelo ao Caminho-de-Ferro de Benguela, que vai ligar a denominada “Rua do Presidente”.

De acordo com o governante, a requalificação dos bairros da cidade do Luena dará maior qualidade de vida à população, uma vez que o programa prevê asfaltar todos os bairros, em outras fases.

Segundo Gonçalves Muandumba a obra vai empregar 200 pessoas, 50 das quais residentes naquele bairro, tendo recomendando maior colaboração dos moradores na fiscalização do projecto para que tenha qualidade necessária.





+