Governo quer aumento do peso do turismo na economia

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 27 Março De 2024    14h22  
Fenda da Tundavala
Fenda da Tundavala
Braúlio Pedro-ANGOP

Luanda – O secretário de Estado do Turismo, Hélder Marcelino, disse hoje, em Luanda, que o Governo trabalha para aumentar o peso do turismo na economia, com a criação de mais empregos, face às oportunidades que o sector oferece.

Falando à imprensa, na conferência sobre “Turismo em Angola – Desafios e Oportunidades”, sublinhou que as acções encontram respaldo nos instrumentos de planificação do Governo, através de programa sectorial que alimenta o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023-2027). 

Hélder Marcelino acrescentou que, recentemente, foi aprovado o Plano Nacional para o Fomento do Turismo em Angola (PLANATUR) e “no âmbito deste planeamento, temos delineado as acções necessárias para dar corpo aos principais desafios que se colocam neste momento no país”.

Explicou que os desafios estão associados à componente das infra-estruturas, formação, promoção turística a nível nacional e internacional.

O secretário de Estado fez saber que, entre os desafios, em função da visão de cada actor, podem ser assumidas e encaradas oportunidades na área da hotelaria, agenciamento e facilitação dos acessos dos turistas aos lugares que se constituem como atractivos turísticos.

Já o gerente da empresa ITSALL4U, Nelson Rodrigues, entende ser necessário mostrar o potencial de Angola, levando a cabo uma acção de comunicação positiva com as tradições, cultura, identidade e paisagens do país, para atrair turistas locais e não residentes.

Por seu turno, a jornalista Natália Henriques, autora do livro “Conhecer Angola”, diz que a divulgação das belezas naturais de Angola acaba por incentivar o turismo.

Dados disponíveis apontam que a contribuição das receitas do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) em Angola passou de 1,3 por cento em 2016 para 0,01%, 2022, ou seja, um decréscimo de USD 628 milhões para 24 milhões, sendo a pandemia da COVID-19 uma das causas.

Durante esse período, Angola recepcionou um milhão 351 mil 733 turistas estrangeiros vindos, sobretudo, do Médio Oriente, Estados Unidos da América, de países africanos e da Europa, sendo esses últimos, na maior proporção, representando 51%, do global, seguido de africanos com 17% e asiáticos com 15%.

A viagem apresenta um maior indicador com 60% das receitas, correspondentes a 69 mil 653 turistas, 12 mil 726 dos quais vieram em negócio, 22 mil 528 de férias e 24 mil 826 estiveram em trânsito para outros destinos.HM/AC





+