Governo quer envolvimento dos empresários na construção de postos de combustível

     Economia           
  • Malanje     Terça, 24 Outubro De 2023    17h19  
Director do Desenvolvimento Económico Integrado de Malanje, Pedro Ginge
Director do Desenvolvimento Económico Integrado de Malanje, Pedro Ginge
Nelson Costa-ANGOP

Malanje- O Director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico e Integrado, Pedro Ginge apelou hoje os empresários, no sentido de investirem na construção de postos de combustível nos municípios, visando permitir o reabastecimento dos automóveis e satisfazer outras necessidades.

Essa medida surge em função da escassez de postos de combustíveis no interior da província, o que dificulta o abastecimento de viaturas e o desenvolvimento de actividades económicas resultantes do uso de combustíveis e lubrificantes.

O responsável fez esse apelo ao intervir na abertura do I seminário de incentivo à construção e reabilitação de postos de combustíveis de iniciativa privada, promovido pelo Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), em parceria com o governo da província de Malanje, que visou estimular a classe empresarial a investir neste sector.

Para o efeito, disse que o governo está aberto a negociações e detém espaços para a cedência para iniciativas do género, considerando que para além de contribuir na prestação de serviços e no desenvolvimento económico, um posto de combustíveis cria vários empregos.

Realçou que o licenciamento da actividade mineira, bem como de petróleo e gás, é de competência municipal, fruto da desconcentração e centralização administrativa, o que torna mais fácil o empresário optar por este negócio.

Relativamente ao seminário, o director considerou como uma mais-valia, pois veio munir os empreendedores de ferramentas e estímulo ao investimento no sector petrolífero.

Por sua vez, o director adjunto do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo, António Feijó disse que Malanje conta actualmente com 25 postos de abastecimento, 10 dos quais avariados, espalhados em apenas 6 dos 14 municípios, número reduzido para atender a demanda da província.

Lembrou que um posto de combustível contentorizado, custa cerca de 100 mil dólares norte-americanos, por isso, os interessados deverão contar financiamentos da Banca comercial.

O seminário abordou matérias relacionadas com o mapeamento de postos de abastecimento na província, oportunidades de negócio no sector petrolífero, bem como o armazenamento, distribuição e comercialização de combustíveis. RM/NC/PBC





+