Governo quer indústria petrolífera mais eficiente

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 30 Junho De 2021    19h22  
Secretário de Estado dos Recursos Minerais e Petróleos, José Barroso
Secretário de Estado dos Recursos Minerais e Petróleos, José Barroso
Pedro Parente

Luanda – O secretário de Estado do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, José Barroso, disse nesta quarta-feira, em Luanda, ser prioridade do Governo tornar a indústria petrolífera mais eficiente e capaz de minimizar o impacto negativo dessa actividade no meio ambiente.

Segundo o responsável, a actividade de produção e exploração de petróleo exige investimentos avultados em tecnologia e infra-estrutura, assim como cumprimento, de forma rigorosa, das leis, dos regulamentos e acordos internacionais sobre o ambiente ou sobre biodiversidade.

José Barroso, que falava na abertura do workshop sobre “As tecnologias da indústria de petróleo, gás e minas e a preservação do ambiente”, indicou que, nesta fase de transição energética, é pretensão do Estado pesquisar e avaliar o real potencial mineralógico, tendo em conta o meio ambiente, caso seja viável explorar esses recursos para alavancar a economia do país.

“Temos a forte convicção que o tema deste workshop vai contribuir para melhor percepção sobre o uso de tecnologias adequadas à prospecção, pesquisa e produção de recursos naturais e também os métodos de preservação e mitigação dos efeitos adversos ao ambiente”, disse.

Por sua vez, o vice-presidente da Ordem dos Engenheiros de Angola, Augusto de Almeida, referiu que o workshop trás muitos contributos sobre as novas tecnologias agora adoptadas no sector petrolífero de forma a minimizar a agressão ao ambiente.

Sublinhou que há necessidade de se estar preparado para as novas tecnologias, devido aos temas ambientais, de formas a atenuar os efeitos nefastos à natureza pela exploração de petróleo.  

“ Existe algumas tecnologias utilizadas para minimizar os estragos causados pelos acidentes como o uso de dispersantes, absorventes sintéticos, absorventes naturais e absorventes para óleos viscosos”, apontou.





+