Governo quer maior investimento no sector privado até 2050

     Economia           
  • Luanda     Terça, 23 Maio De 2023    19h07  
Fábrica (Foto ilustração)
Fábrica (Foto ilustração)
Pedro Parente

Luanda – O Governo Angolano pretende alcançar maior investimento no sector privado, até 2050, com vista a alavancar a economia do país, disse hoje, terça-feira, o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.

Ao conduzir uma sessão de auscultação pública à sociedade civil e comunicação social, em torno da “Estratégia de Longo Prazo Angola 2050”, frisou que o Governo quer mudança de paradigma, privilegiando o sector privado em detrimento do público.

“A visão do Governo é de assegurar o equilíbrio macroeconómico, e abrir mais investimento estrangeiro para que toda Angola tenha serviços bons e normalizados”, sublinhou o responsável. 

Segundo o Secretário, a ELP/2050 é a ferramenta base para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Nacional, uma vez que apresenta as opções estratégicas de crescimento a longo prazo do país, elaborado em análise de centenários, quer a nível nacional, sectorial e quer territorial.

Milton Reis explicou que o documento tem uma visão global para Angola e a nível internacional, nos próximos 30 anos.

Fez saber que o mesmo traz cinco eixos prioritários para o desenvolvimento, nomeadamente uma economia diversificada e próspera”, uma infra-estrutura moderna e competitiva, uma sociedade que valoriza e potencia o seu capital humano e um ecossistema resiliente e sustentável e uma nação justa e com igualdade de oportunidades.

Este processo teve início no ano 2019, por força do Decreto Presidencial número 11 /17 que criou a Comissão Multissectorial para a revisão de extensão da visão até ao ano 2050.

O secretário de Estado apelou à contribuição de toda sociedade, visto que o documento é público e pode ser consultado no website do ministério, onde as pessoas podem deixar igualmente as suas opiniões por escrito. SL/MDS/AC





+