Governo realça contributo do APPSA no combate à pobreza

     Economia           
  • Huambo     Quarta, 24 Fevereiro De 2021    14h11  
Lotti Nolika, Governadora da Província do Huambo
Lotti Nolika, Governadora da Província do Huambo
Valentino Yeequenha / Angop

Huambo – A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, realçou hoje, quarta-feira, o contributo do Programa de Produção Agrícola para a África Austral (APPSA – Angola), para a redução da pobreza no continente.

A governante, que falava no lançamento do projecto nesta região, sustentou que o sector da agricultura é a principal fonte subsistência, de emprego e de rendimento para os mais de 330 milhões de pessoas que vivem na região da África Austral.

Disse que na província do Huambo, por exemplo, esta actividade é praticada por 70 por cento das famílias, com o uso de tecnologias rudimentares, o que contribui para os baixos níveis de produtividade.

Lotti Nolika disse que à semelhança da agricultura familiar, o sector empresarial, apesar de estar a tentar se firmar, debate-se com a carência de meios técnicos e tecnológicos, para alavancar a actividade.

Perante a realidade, a governante chamou atenção para o reforço da investigação agrária.

Nesta conformidade, enalteceu a iniciativa do Banco Mundial pela implementação do projecto, que poderá incentivar os trabalhos de pesquisa e disseminação dos conhecimentos sobre actividade agrícola.

A governadora do Huambo lembrou que a agricultora constitui um dos eixos fundamentais do programa de combate à pobreza, tendo em conta que o grosso da população é maioritariamente do meio rural e a sua actividade principal passa pela produção.

Financiado pelo Banco Mundial, o projecto prevê um investimento acima dos 25 milhões de dólares norte-americanos.

Existem nesta região vários projectos financiados pelo Banco Mundial, com realce para o Projecto de Agricultura  Familiar e Comercialização (MOSAP II), implementado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), além de outros com objectivo de melhorar a qualidade de vida da população.

 

 

 





+