Governo reiteira aposta na transição energética

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 07 Julho De 2022    06h00  
Huíla: Campo de energia renovável
Huíla: Campo de energia renovável
Morais Silva

Luanda – O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, reiteirou na quarta-feira o compromisso do Governo Angolano na transição energética e conservação ambiental no país.

Durante o discurso de encerramento da Conferência Internacional das Energias Renováveis em Angola, o dirigente reafirmou que a transição energética e as questões de conservação do ambiente constituem preocupação do Executivo angolano.

Para o efeito, a estratégia nacional neste domínio visa mobilizar recursos sobre estas preocupações, tendo em linha de conta a contínua exploração de petróleo e gás para a sustentabilidade da economia do país e financiar os esforços da transição energética.

O governante destacou que Angola detém imensos recursos hídricos, terras e execelentes condições climatéricas, mas “precisamos ser acertivos na transformação desses recursos de maneira adequada em alimentos, com base nos Objectivos do Desenvolvimentos Sustentável(ODS).

Neste particular, garante que o Ministério dos Recursos Mineriais, Petróleos e Gás vai continuar a apoiar os empresários, investidores e demais iniciativas sobre as energias renováveis, em parcerias com as demais instituições públicas.

“Privilegiamos a produção e consumo de energias limpas, provenientes das barragens hidroeléctricas, assim como das fontes renováveis de energia, com destaque para projectos de fotovoltaicas, com parques solares”, asseverou.

A conferência internacional de dois dias analisou questões como “Projectos de Energia Renovável fora da Rede e Auto-Consumo”, “Projectos de energias renováveis ligadas à Rede”, “Financiamentos de Energias Renovaveis”, “Hidrogénio verde para transição energética”, dentre outros temas.

 





+