Governo retoma projecto de requalificação da marginal da Corimba

     Economia           
  • Luanda     Terça, 09 Novembro De 2021    19h29  
Vista parcial do Oceano atlântico
Vista parcial do Oceano atlântico
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – O projecto de construção do “Novo Complexo Urbano de Marginal da Corimba”, em Luanda, vai ser relançado esta quarta-feira, com a assinatura de um memorando para a sua implementação, soube a ANGOP.

Serão signatários do referido memorando de entendimento, a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) e a China Road and Bridge Corporation (CRBC).

Este projecto, também de requalificação, que seria implementado a partir de 2019, enquadra-se na promoção do desenvolvimento harmonizado e sustentável da economia e da mobilidade urbana na capital do país, abrangendo as áreas da orla marítima que estão sem qualquer aproveitamento e que não servem para a navegação.

Sabe-se que, numa primeira fase, aquela zona acolheria mais de 600 famílias que vivem sem água nem electricidade. Estão inseridos no projecto os bairros “Povoado” e a região do “Cabo Ledo”.

Segundo um documento da AIPEX, o Executivo angolano com esta acção pretende melhorar o ambiente urbano de transporte da capital do país, estimular a criação de emprego, melhorar a qualidade da vida das populações e promover o desenvolvimento harmonizado e sustentável da economia, através do desenvolvimento e reconstrução da orla costeira.

A CRBC, promotora do projecto, é uma das maiores empresas estatais chinesas com experiência no mercado internacional, dedicando-se a empreitadas de construção de estradas, pontes, portos, túneis, infra-estruturas integradas, combinando com os negócios de investimento na indústria, comércio e serviços.

A empresa tem representações em mais de 60 países e regiões na Ásia, África, Europa e América. A CRBC está no mercado angolano desde 2004, com mais de 130 projectos já realizados em Angola, destacando-se o Projecto do Novo Porto do Caio, Projecto da Estrada Caxito-Nzeto, Projecto do Campus Universitário de Cabinda, entre outros.





+