Governo do Moxico vai distribuir terrenos infra-estruturados

     Economia           
  • Moxico     Sexta, 13 Agosto De 2021    14h17  
Director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Públicos do Moxico, Honório Sacuparika
Director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Públicos do Moxico, Honório Sacuparika
José Cachiva

Luena - Cerca de 150 lotes de terrenos infra-estruturados serão disponibilizados pelo Governo do Moxico em 2022, nos arredores da futura Centralidade do Luena, para auto-construção dirigida.

A iniciativa visa permitir que a população realize o sonho da casa própria em terrenos infra-estruturados.

A área para a auto-construção dirigida está localizada a oeste da cidade do Luena, possui 82 hectares de terras para residenciais, espaços para comércio e outras instituições, jardins e vias públicas ordenadas.

Para desmatação e infra-estruturação do espaço, loteamento e arruamento o governo prevê uma despesa inicial no valor de mil milhões e 26 milhões de kwanzas. Neste processo serão criados 60 empregos para jovens locais.

Ao falar num encontro com a juventude local, o director do gabinete de Infra-estrutura e Serviços Técnicos, Honório Sacuparica, afirmou ser um projecto que vai ainda incluir a expansão urbana não planeada, assentamentos desordenados e combater a ocupação ilegal de terras nas reservas fundiárias.

O director disse que o objectivo destes terrenos infra-estruturados – uma iniciativa do governo provincial, é também para conter a actual situação urbana da cidade do Luena, caracterizada por zonas de construções anárquicas.  

Explicou que os assentamentos informais não só falham em prover condições adequadas de vida para seus moradores, mas, também, impactam, negativamente o meio ambiente.  

E além disso, referiu ser necessário mitigar o atraso na provisão de habitação para jovens devido à rápida urbanização.  

Honório Sacuparica disse que a proposta visa aumentar o acesso a terrenos a preços acessíveis para os jovens da província do Moxico, através da criação de um novo bairro que permitirá a disponibilização de lotes servidos.

Prosseguiu que consequentemente vai aumentar a oferta de infra-estruturas, melhorar a qualidade de vida dos moradores, garantindo o assentamento humano em consonância com os princípios e padrões básicos de urbanização e promover a sustentabilidade a longo prazo da cidade do Luena.

 

 





+