Grupo Mitrelli projecta formação tecnológica para um milhão de africanos

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 19 Maio De 2023    20h03  

Luanda - A formação profissional e tecnológica a um milhão de pessoas do continente africano, nos próximos dez anos, constitui um dos principais desafios do grupo empresarial israelita Mitrelli.

Citado numa nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso esta sexta-feira, o fundador e presidente do respectivo grupo empresarial, Haim Taib, destacou que o investimento na educação e no talento local permitirá à próxima geração fazer crescer a economia, criar novos empregos e estabelecer as próximas empresas de tecnologia em África.

Ao falar durante a celebração dos 10 anos de trabalho do Grupo Mitrelli em África ou de relações profundas entre Israel e África, o empresário augurou que ambas as nações possam desenvolver soluções inovadoras, com o suporte do ecossistema tecnológico israelita.

Na ocasião, Haim Taib anunciou a institucionalização do “Prémio de Impacto Mitrelli”, uma subvenção anual de 100 mil dólares, que serão atribuídos a uma pessoa ou equipa que apresente iniciativas inovadoras destinadas a criar oportunidades de emprego nas áreas da tecnologia, saúde e educação no continente africano.

Segundo o presidente da Mitrelli, esse prémio é parte integrante da visão de longo prazo do grupo empresarial e do seu compromisso para com a prosperidade social e económica das populações e comunidades em África.

Entre as mil personalidades israelitas e de outros países que participaram do evento, 500 colaboradores do grupo Mitrelli vieram de Angola, Cote d’Ivoire, Senegal e Suíça.

Desses convidados, destacou-se a presença do ministro da Energia e Águas de Angola, João Baptista Borges, que considerou o acesso das populações à água potável e ao saneamento básico como um direito humano fundamental.

Por isso, avançou, deve haver uma gestão equitativa e racional deste importante recurso natural, entre os diferentes utilizadores, numa perspectiva de justiça, equilíbrio inter-geracional e harmonia internacional.

A celebração dos 10 anos das relações entre Israel e África foi marcada pela cooperação na inovação, como a força motriz que tem impacto no crescimento do continente africano, e o potencial humano e económico do povo do continente “berço”.

Presente em África desde 2013, o grupo Mitrelli conta com 2 500 colaboradores, dos quais mais de 80% estão em África, gerindo mega-projectos em Angola, Moçambique, Senegal, Cote d’Ivoire, entre outros países.

Com esses projectos, aproximadamente meio milhão de pessoas já beneficiaram de acesso a água potável e electricidade, e centenas de milhares de pessoas têm acesso a cuidados de saúde, bem como programas de educação e formação.

Em Angola, um dos principais exemplos do trabalho da Mitrelli é o projecto "Água para Todos", através do qual são introduzidas infra-estruturas de abastecimento de água integradas e sustentáveis em áreas rurais, fornecendo água potável através de sistemas de energia reduzida, com funcionamento simples, manutenção mínima e a máxima fiabilidade, segundo o grupo empresarial. QCB/PPA





+