GUE no Bié regista redução na constituição de empresas

     Economia           
  • Bié     Quarta, 17 Abril De 2024    11h40  
Guiché Única da Empresa na província do Bié
Guiché Única da Empresa na província do Bié
Bartolomeu do Nascimento-ANGOP

Cuito – O Guiché Único da Empresa (GUE) da província do Bié constituiu, de Janeiro a Março do ano em curso, 163 empresas de natureza diversa, contra 261 em comparação ao igual período anterior.

Os dados foram prestados hoje, quarta-feira, pelo administrador do GUE do Bié, José Manuel dos Santos, que falava, em declarações à ANGOP, sobre o funcionamento da instituição, inaugurada em 2021.

De acordo com o responsável, a redução deveu-se a vários factores, com realce para a pouca adesão dos utentes aos serviços prestados.

Entre as empresas constituídas este ano, disse constar seis cooperativas, maioritariamente agrícolas, 45 sociedades de comerciantes em nome individual, 48 sociedades unipessoais por quotas e 64 pluripessoais por quotas.

Referiu que a instituição que dirige funciona de forma integral em conexão com as outras instituições que intervêm no processo de constituição, alteração ou extinção de sociedades comerciais.

Em termos de desafios, apontou a contínua criação de empresas, no sentido de contribuir nos objectivos do governo de tornar a economia mais formal possível, e a divulgação, cada vez mais, dos serviços prestados.

Nesta conformidade, fez saber que, apesar da instituição estar sediada no município do Cuito, a sua direcção está focada em aproximar os serviços noutras localidades da província, através do CUICHÉ móvel.

O Guiché Único da Empresa é um serviço público, especial e inter-orgânico, dotado de personalidade jurídica, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, tutelado pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, que tem por finalidade conferir celeridade aos processos de constituição, alteração, extinção e actos afins, de sociedades comerciais, comerciantes em nome individual e cooperativas.VKY/PLB





Notícias de Interesse

+