Hidrochicapa melhora fornecimento de energia na Lunda Sul

     Economia           
  • Lunda Sul     Terça, 29 Dezembro De 2020    18h16  
Governador da Lunda Sul Daniel Felix
Governador da Lunda Sul Daniel Felix
Joaquina Bento

Saurimo – A construção do aproveitamento hidro-eléctrico do Chicapa II, em 2021, com 32 megawatts de capacidade, vai melhorar o fornecimento de energia na região, disse terça-feira, o governador da Lunda Sul, Daniel Neto.

A cidade de Saurimo é fornecida actualmente por 15 megawatts, dos 20 da capacidade instalada na Central Térmica do Nhama, que atende cerca de 534 mil 231 habitantes da capital da província.

Em declarações à ANGOP, o governante informou que o projecto foi já apresentado recentemente em sede da reunião do Conselho de Ministros e terá financiamento público-privado, anunciando igualmente a entrada em funcionamento em 2021, da Central Térmica do Txicumina, com capacidade de 19.6 megawatts, já em fase de testes finais.

A par disto, Daniel Neto, fez saber que prevê-se igualmente para o próximo ano, a construção em Saurimo de uma Central fotovoltaica de 20 megawatts, para acudir os grandes problemas de energia da cidade.

Água

O governo da Lunda Sul perspectiva para 2021, a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade 864 metros cúbicos por hora, que aguarda financiamento para a sua materialização.

A existente na cidade de Saurimo, com capacidade instalada de 288 metros cúbicos/ hora, frisou, atendendo ao mau estado dos equipamentos que se encontram obsoletos e desajustados ao crescimento demográfico, produz apenas cinco mil 600 metros cúbicos/ dia.

Com vista a amenizar a situação, no presente ano foram construídos e reabilitados 10 sistemas de água, sendo sete em Saurimo e três no município do Cacolo.

Quanto aos municípios do Dala, Muconda e Cacolo, o governo prevê para o próximo ano, a construção da ETA nas sedes municipais.

A Empresa de Águas e Saneamento (EPAS) na Lunda Sul controla cinco mil 554 ligações domiciliárias, 102 furos de água e 40 chafarizes, que beneficiam 37 mil consumidores na cidade de Saurimo.

O município de Saurimo conta com uma população estimada em 534 mil 231 habitantes, representando 82 por cento da população da Lunda Sul.





+