Hidroportos constrói 10 esporões para estabilizar zona costeira

     Economia           
  • Cuanza Sul     Quinta, 17 Agosto De 2023    16h30  

Porto Amboim - A Empresa Nacional de Obras Hidráulicas e Portuária (Hidroportos) iniciou hoje, no Porto Amboim, província do Cuanza Sul, a montagem de um estaleiro que visa a construção de 10 esporões para estabilizar a zona costeira das calemas.

Em declarações à imprensa, o director-geral da Hidroportos, Domingos Palanca, disse que serão construídos, durante 12 meses, 10 esporões numa extensão linear de dois quilómetros e 70 metros, desde a costa ao mar.

O responsável, que falava no final de uma visita do ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos e o governador do Cuanza Sul, Job Capapinha, assegurou que “serão colocadas rochas calcárias e na cabeça dos esporões blocos de betão de 2.4 toneladas”.

De acordo com um documento da Administração Municipal do Porto Amboim,  a que ANGOP teve acesso, cita o Decreto Presidencial número 162/23, formaliza a abertura do procedimento de contratação emergencial de construção de quebra-mar, na orla marítima, pela empresa companhia de projectos e obras de engenharia, coadjuvado pela Hidroportos.

Entre 2018 e 2020 foram construídos oito esporões que visavam preservar a linha costeira.

Nos últimos dias, as calemas mataram um pescador e feriu quatros outros, quando de forma separada se faziam a costa marítima para o desembarque do pescado. LC/AC





+