Huíla capacita técnicos para primeira cadeia de valor agro-alimentar

     Economia           
  • Huíla     Sábado, 22 Maio De 2021    13h42  
Huila: Chefe do departamento provincial da Indústria, Mário Cláudio
Huila: Chefe do departamento provincial da Indústria, Mário Cláudio
Amélia Oliveira

Lubango - Trinta e três técnicos da primeira cadeia de valor no ramo agro-alimentar da Huíla, criada esta semana, concluíram hoje, no Lubango, uma formação sobre promoção da produção, transformação e a comercialização regular de produtos.

Trata-se da primeira cadeia do género na província, que entra em funcionamento na próxima semana, cujos técnicos terão mais duas acções de capacitação durante o ano em curso.

A iniciativa é do Ministério da Economia e Planeamento, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), inserido no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

Segundo o chefe do departamento da Indústria, do gabinete provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado da Huíla, Mário Cláudio, a cadeia é composta por pequenos produtores, agrupados em cooperativas e associações agrícolas, assim como transformadores, comerciantes, academia e instituições públicas ligadas a área da agricultura.

Declarou que a ideia é ter uma cadeia de valor sustentável, de modo a garantir uma produção constante, bem como a transformação e a comercialização do produto.

“É a primeira etapa da formação e queremos medir até que ponto os nossos formandos receberam conhecimentos e como vão aplicar na prática, para posteriormente, em função dos resultados,  ensaiar um segundo e terceiro grupos”, continuou.

Mário Cláudio enfatizou que está-se a formalizar a cadeia e os seus agentes-chave (pequeno e grande empresários), no sentido de terem a possibilidades de concorrerem em linhas de financiamento disponibilizadas pelo Executivo, no âmbito do PRODESI, para a criação de rendimento no país.





+