Huíla com mais de 1900 inscritos no Portal de Produção Nacional

     Economia           
  • Huíla     Terça, 20 Abril De 2021    20h20  
Huíla: Inauguração Expo - Huíla/2021
Huíla: Inauguração Expo - Huíla/2021
José Filipe

Lubango – A província da Huíla conta com mil e 938 produtores cadastrados no Portal da Produção Nacional, de um total de 12 mil e 29 inscritos no país, uma plataforma que divulga a produção local, a sua localização e possibilidade de obtenção de financiamentos.

Dos municípios com maior número de produtores inscritos destacam-se a Cacula (920), Chipindo (291), Lubango (232), Caconda (134), Humpata (120), Matala (94), Quilengues (66), Cuvango (37) e Caluquembe (30).


A província é assim a que mais produtores tem cadastrado no referido portal, representando 16,2% do global, segundo o director nacional para a Economia, Competitividade e Inovação, João Nkosi, durante um encontro entre os empresários da Humpat e o  secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.

João Nkosi afirmou que a ideia é duplicar o número, daí as visitas que estão a ser feitas, pois qualquer apoio que os empresários possam beneficiar estará condicionado ao registo no portal.

Declarou que estão a formar seis jovens por município para irem ao encontro dos produtores e registar todos no portal, um processo que vai contar com o auxílio dos gabinetes municipais para o Desenvolvimento Económico Integrado e o Instituto Nacional  de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).

Referiu que um dos maiores constrangimentos do produtor é a formalização, pois têm produtores com dificuldade de tratar o título de concepção de terra, alvará comercial,  Número de Identificação Fiscal (NIF), o Bilhete de Identidade (BI), assim como uma declaração de não devedor da Administração Geral Tributária (AGT) e do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).


Para o presente ano, disse o responsável, a previsão seria financiar cem cooperativas no país, mas o número de beneficiárias já chegou a 450, o que constitui um desafio que vai envolver três por cada município.

Frisou que a Huíla tem dez das 12 cooperativas aprovadas junto do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), processo  que contou com o auxílio do governo da província.

Actualmente, conforme o director, a província da Huíla tem 195 projectos activos nos serviços de apoio ao crédito, dos quais 48 aprovados, destes 26 por desembolsar e 22 já financiados.

Noutra vertente, fez saber que em dois meses de funcionamento, o serviço de denúncia, recebeu, a nível do país, 950 reclamações, dais quais 850 foram resolvidas e algumas são da Huíla, daí a necessidade dos empresários apresentarem os seus problemas, dúvidas e denunciarem todas as acções que considerarem ilegais durante o processo.

Para além da Humpata, o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, que cumpre desde segunda-feira uma visita de cinco dias à Huíla, trabalhou, nesta terça-feira, nos municípios da Matala, Quipungo, Chibia e Lubango.





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+