Huíla ganha Laboratório Geocientifico

     Economia           
  • Huíla     Segunda, 26 Abril De 2021    11h57  
Granito, DG África na Huíla
Granito, DG África na Huíla
Morais Silva

Lubango – O ministério dos recursos minerais abre nesta terça-feira, na cidade do Lubango o primeiro Laboratório Geocientifico, ao qual está acoplado um Centro de Valorização de Rochas Ornamentais (CVRO).

O Laboratório Geocientífico do Lubango (LGL), a ser inaugurado no quadro das comemorações do Dia do Mineiro Angolano, a assinalar-se terça-feira, é parte de um conjunto de três projectos concebidos e construídos no quadro do Plano Nacional de Geologia, visando prestar apoio à actividade geológica e mineira nas regiões norte, sul e leste do país.

Segundo uma nota do ministério de tutela chegada, hoje, segunda-feira, à Angop, o LGL destina-se a apoiar o serviço regional da zona Sul do Instituto Geológico de Angola.    

Apoiará também à actividade geológica e mineira e está apetrechado com equipamentos modernos que permitem realizar análises físicas, químicas e espectrais de amostras de rochas, minerais, solos, água, ar e outros.

Já o Centro de Valorização de Rochas Ornamentais é uma unidade de pesquisa tecnológica especializada, instalada na localidade do Congenge, arredores do Lubango, no edifício do Laboratório Geocientífico. Essa infra-estrutura foi concebida no quadro da estruturação e modernização do IGEO.

A missão do CVRO consiste em realizar ensaios laboratoriais que permitam conhecer as propriedades físicas da rocha ornamental e outros materiais aplicados na construção civil e obras públicas, visando a certificação da origem e valorização do produto, bem como a criação da marca da Pedra Natural de Angola no contexto do mercado internacional.

A infra-estrutura está apetrechada com equipamentos modernos que permitem caracterizar as pedras naturais através de vários ensaios laboratoriais.

De entre as suas atribuições, está a descrição Petrográfica; do coeficiente de absorção de água por capilaridade; da resistência a compressão uniaxial; da densidade real, da aparente e da porosidade aberta e total; resistência a flexão baixa carga concentrada, de entre outras determinações.

Na sua estrutura, entre outras, estão instaladas máquinas de servocontrolada para ensaios a compressão de 3000 kN, prensa Universal Multifunção de compressão / flexão, 50 kN; máquina para determinar a resistência ao desgaste por abrasão em pedras naturais e pavimentos de fundação / hormigón.

Para além dessas inaugurações, está agendada uma feira mineira na Chibia, apresentação dos resultados do Planageo na região sul, assinatura de um memorando com a Universidade Mandume e lançamento das brigadas de campo do Instituto Geológico de Angola.

Em 2018, as empresas produtoras de rochas ornamentais na Huíla contribuíram com 134 milhões, 500 mil, 510 Kwanzas e 41 cêntimos, sendo que em relação, a 2017 houve um aumento de 55 milhões, 725 mil e 89 Kwanzas arrecadados.

Quanto a produção em si, em 2018, o subsector de rochas ornamentais teve o registo de 45.854, 87 metros cúbicos, no ano seguinte caiu para 32.189, 76, já em 2020 subiu para 93.174, 75 metros cúbicos, mas neste a previsão aponta para 107 mil e 150, 96 metros cúbicos.





+