Feira da Batata junta 100 produtores no Lubango

     Economia           
  • Huíla     Segunda, 11 Dezembro De 2023    14h21  
Huila: Feira da batata e natal
Huila: Feira da batata e natal
Belarmina Paulino

Lubango – Perto de cem produtores de nove dos 14 municípios da província Huíla vão expor no recinto da Expo, na Senhora do Monte, produtos alimentares, na 6ª edição da Feira da Batata e 13ª da do Natal, de 19 à 23 do corrente mês.

Trata-se de uma iniciativa do governo local, conjuntamente com a Associação Agro-pecuária Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL), no âmbito da quadra festiva, evento que vai gerar 300 postos de trabalhos temporários, mais cem comparado ao igual período de 2022.

Ao falar do evento, o director do Gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado da Huíla, Domingos Kalumana afirmou que a actividade conta com os 14 municípios da província e os seus diversos produtores.

Estarão ainda presentes associações empresariais com os seus filiados e aqueles que vão participar de forma individual com produtos com a marca Feito em Angola, numa previsão de mais de cem expositores.

O foco, segundo a fonte, é promover a produção de batata na Huíla e a Feira de Natal para trazer uma variedade de produtos e serviços que possam ser úteis para as famílias huilanas durante a quadra festiva, com destaque para a produção nacional, entre cereais, frutas, gado e todo o produto necessário para a mesa das famílias.

"A ideia é que o cliente encontre na feira uma gama diversificada de produtos que esteja ao seu bolso, tendo em conta a capacidade de compra das famílias. Para a batata, prevemos contar com os municípios potenciais na produção como a Matala, Humpata, Caluquembe, Caconda, Quipungo, que em edições anteriores tem expostos de 20 a 40 toneladas do produto", disse.

O director afirmou que a Matala tem dado maior oferta na feira, desde a primeira edição, em função das câmaras frigoríficas que têm e conseguem conservar grandes toneladas.

A edição anterior das duas feiras albergou um total de 280 expositores com um volume de negócios avaliados em 60 milhões de kwanzas. EM/MS





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+