Huíla tem mais de 300 matrizes para fomento da suinicultura

     Economia           
  • Huíla     Quinta, 27 Maio De 2021    17h43  
Criação de suínos (Foto ilustração)
Criação de suínos (Foto ilustração)
Kinda Kyungu

Lubango - Trezentas e 36 matrizes de suínos estão disponíveis e serão entregues, em Junho próximo, a 112 jovens empreendedores dos 14 municípios da província da Huíla, no âmbito de um programa de fomento da suinicultura.

O objectivo das autoridades, que contam com o auxílio do Ministério da Agricultura e Pescas, é aumentar e melhorar a produção do animal, bem como garantir uma fonte de renda das famílias.

Trata-se de porcos das raças, duroc, landrace e ganda II, todas adaptáveis as condições geoclimáticas da província.   

Para tal, os jovens beneficiários iniciaram, quarta-feira, uma formação sobre alimentação e tratamento de doenças em suínos, processo que antecede a recepção dos animais.

Em declarações à ANGOP hoje, quinta-feira, o director do gabinete provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, José Arão Nataniel, disse que são oito jovens por município e cada um vai receber três matrizes, sendo um macho e duas fêmeas.

Frisou que o foco é incentivar a promoção do emprego, aumento da produção interna do animal e estimular a pequena indústria de enchidos.   

Segundo o gestor, tratar-se de um projecto financiado pelo Executivo angolano, através do Ministério da Agricultura e o governo da Huíla.

Para ele, a presença sazonal da Peste Suína Africana, na região, exige medidas de biossegurança, cuidados na higiene em pocilgas, bem como no tratamento do animal, uma questão que os formandos devem ter em atenção.

A formação está a ser ministrada por regiões, tendo iniciado no Lubango, envolvendo os municípios da Humpata, Chibia e Gambos, e, posteriormente, seguem-se a região leste e norte da província, com três dias para cada acção instrutiva.

 





+