Humpata autoriza pesca na represa das Neves após um ano de veda

     Economia           
  • Huíla     Terça, 26 Setembro De 2023    17h08  
Albufeira da Barragem das Neves , na Humpata
Albufeira da Barragem das Neves , na Humpata
José Filipe - ANGOP

Humpata - A comunidade residente em arredores da barragem das Neves, município da Humpata (Huíla) vai poder retomar a pesca na represa, em Outubro próximo, depois de um ano de veda, devido ao processo repovoamento de alevinos, em função da estiagem registada em 2021.

O repovoamento iniciou em Julho de 2022 e visou resgatar a piscicultura no local, parada desde 2021, em função da estiagem que afectou a barragem no período. O processo iniciou com a introdução de 750 novos alevinos, uma quantidade que estima-se ter triplicado actualmente.

A informação foi avançada hoje, terça-feira, na Humpata pela directora municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas da Humpata, Flora Fernandes, referindo que o processo de repovoamento foi satisfatório, mas a ideia é agora fazer uma produção controlada, de forma a manterem as espécies.

Declarou tratar-se de espécies de cacusso, sardinha e quimaia, que na quantidade que se tem, pensa-se já poderem autorizar a pesca de subsistência e de turismo já no próximo mês (Outubro).

Salientou que a pesca vai ser autorizada para a comunidade local, pois têm como uma fonte de sustento para as suas famílias, depois abrir-se-á para os viajantes que forem fazer turismo, desde que tenham material adequado para tal.

Conforme a fonte, não será autorizada a pesca com redes, sob pena de devastarem o peixe e outros recursos da represa, não servindo assim para o seu real objectivo, o de contribuir no combate à fome.

Para acautelarem tal situação, Flora Fernandes disse há diálogo regular com as autoridades tradicionais e a administração comunal para não deixarem que as famílias pesquem com mosquiteiros ou instrumentos não próprios.

A barragem das Neves, localizada na comuna com o mesmo nome, finalizada em 1968, tem um comprimento de 447 metros e 15 metros de altura, foi construída para armazenar um valor máximo de sete milhões de metros cúbicos de água e 6.4 milhões de metros cúbicos no período útil.

Foi projectada para irrigar uma área de mil e 400 hectares entre a área empresarial e a camponesa, mas estão actualmente em torno de mil 620 a mil 650 hectares.

É composta por três reservatórios, um de nove mil metros cúbicos, localizado na sede do município da Humpata, outro a montante de 30 mil metros cúbicos e a jusante dois outros de seis mil metros cúbicos.

Conta com dois canais de irrigação, sendo que o primeiro faz o transporte para o segundo e tem uma extensão de 11 quilómetros da barragem ao dique de retenção, enquanto o segundo tem quatro quilómetros. EM/MS





+