Humpata repovoa barragem das Neves com alevinos

     Economia           
  • Huíla     Quinta, 07 Julho De 2022    12h46  
Barragem das Neves na Huíla
Barragem das Neves na Huíla
Morais Silva

Humpata- O município da Humpata, província da Huíla, iniciou, na última semana, o repovoamento de peixes na barragem das Neves, com a introdução de 750 novos alevinos, a fim de resgatar a piscicultura no local, parada desde 2021, fruto da estiagem que afectou a represa.

A informação foi avançada à ANGOP hoje, quinta-feira, nesta cidade, pela directora municipal da Agricultura na Humpata, Flora Fernandes, afirmando tratar-se de espécies como a quimaia e a sardinha, de 200 a 300 gramas, provenientes da Matala.  

Declarou que por causa da estiagem, a barragem ficou praticamente sem água pela primeira vez e os recursos biológicos desapareceram, daí tiveram a preocupação para apoiar à população, uma vez que pratica a pesca artesanal no local, sobretudo para alimentação das suas famílias.

“Vedamos a pesca e ninguém pode pescar de momento. Colocamos uma brigada para fiscalizar e depois no prazo de seis meses vamos poder ter os resultados e assim autorizar a actividade que visa também contribuir no combate à fome”, disse.

Referiu que com as últimas chuvas do ano em curso, os níveis de água da barragem actualmente estão normais e estão a aproveitar para a irrigação das hortas dos camponeses locais.

A barragem das Neves foi construída em 1957 para reter água e irrigar uma área de mil e 400 hectares, mas hoje está a irrigar mil e 700, com dificuldade devido ao assoreamento da albufeira.

É caracterizada como uma barragem de alvenaria, com 447 metros de comprimento e 15 de altura, o que a coloca na categoria de "grande barragem”, com nível útil de 6.4 milhões de metros cúbicos, que podem chegar aos sete milhões em épocas de chuvas.

A barragem é composta por três reservatórios, um de nove mil metros cúbicos, localizado na sede do município da Humpata, outro a montante de 30 mil metros cúbicos e a jusante dois outros de seis mil metros cúbicos, mas com fissuras.

Conta com dois canais de irrigação, sendo que o primeiro faz o transporte para o segundo e tem uma extensão de 11 quilómetros da barragem ao dique de retenção, enquanto o segundo tem quatro quilómetros.





Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+